Campo Grande mantem saldo positivo com mais de 1.600 novos postos de trabalho

man in gray and yellow scarf wearing black framed eyeglasses
Foto Unsplash

Dados foram publicados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED

De acordo com os dados publicados, Campo Grande manteve um crescente percentual de desenvolvimento do mercado de trabalho local, foram criados 1.660 novos postos de trabalho no mês de outubro, o que significa um aumento de 0,81% se comparado ao saldo do mês de setembro. Foram mais de 9.560 admissões, tendo no segmento de Serviços o maior número de admitidos, setor este que apresentou saldo 799 novos postos de emprego, seguido pelo setor do Comércio, com quase 500 novos postos.

No saldo acumulado do ano (janeiro a outubro), Campo Grande apresenta um bom resultado no cenário econômico e de geração de emprego, levando em consideração o saldo de estoque de emprego de 2020, a Capital avançou 6,86% no percentual de variação de criação de postos de emprego, tendo como saldo acumulado destes últimos nove meses, o total de 13.251 novos postos. Se compararmos os índices individuais por percentual (%) de esforços para o desenvolvimento do mercado de trabalho de cada capital, – índice que correlaciona a variação entre o saldo acumulado atual com o estoque do ano anterior -, Campo Grande fica em 9º lugar, o que aponta que a Gestão tem se preocupado em criar condições favoráveis em todos os setores para que a cidade se desenvolva.

Fonte Funsat

Expectativa para os resultados de novembro/2021

A previsão dos resultados para o mês de novembro, considerando as atividades executadas pela Fundação, validam o apontamento feito pelo Diretor-Presidente, Luciano Martins, que estimava a possibilidade de haver um aumento nas oportunidades nos setores de Serviços e Comércio no último bimestre de 2021, na Capital. Esta tese, baseia-se na expectativa do aumento das vendas de fim de ano e nas possíveis contratações temporárias.

A prévia dos indicadores de novembro, considerado o período de vinte dias, aponta um aumento expressivo do número de oferta de vagas para o setor de Comércio e Construção Civil dentre as oportunidades cadastradas na Fundação. Em outubro, das 897 oportunidades cadastradas na Funsat, os setores de Comércio e Construção Civil, ocupavam o segundo e quarto lugar na classificação de oportunidades por setor econômico, Serviços: 575, Comércio: 173, Indústria: 122, Construção: 27, Agropecuária: 0. Para o próximo mês, a expectativa é que o setor de Serviços se mantenha como sendo o que mais oferta vagas, seguido pelo setor de Comércio e Construção Civil.

De janeiro a outubro de 2021, conforme os indicadores de atendimentos da Agência de Emprego da Fundação, 19.142 pessoas interessadas em inserir-se no mercado de trabalho de Campo Grande-MS procuraram atendimento. Durante este período foram recebidas 4.017 novas inscrições de trabalhadores no sistema de intermediação de vagas, e foram captadas 10.016 vagas e realizados 16.905 encaminhamentos de candidatos para entrevistas. Obtivemos o saldo de 1.328 trabalhadores formalmente contratados no mercado de trabalho local. Foram recebidas e cadastradas 9.083 requisições de Seguro Desemprego e emitidas 4.461 carteiras de trabalho.

Fonte Funsat

Contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é uma missão da Fundação, colaborando com a prática da responsabilidade social e empresarial. Além, de assegurar e oportunizar o acesso a qualificação e inclusão no mercado de trabalho em condições justas as pessoas com deficiência (PcD). No mês de outubro a Funsat atendeu 36 pessoas com deficiência, dessas 32 foram encaminhadas para o mercado de trabalho e quatro colocadas.

Por Fabiola Camilo/Funsat