Óleos essenciais ideais para aumentar sua imunidade

Conheça os melhores para cada caso

Com o coronavírus espalhado pelo mundo, a prevenção é o que podemos fazer pelo bem de nós, da nossa família e de todas as pessoas. Porém, enquanto estamos isolados em casa – medida essencial para controlar a transmissão -, podemos associar outras técnicas de proteção aos cuidados indispensáveis com a higiene pessoal e da casa e ao uso da máscara para quando precisar sair.

Um ótimo exemplo do que podemos usar como grande aliada neste momento é a Aromaterapia – principalmente os óleos essenciais para imunidade. Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico natural e alguns podem até ser usados na limpeza doméstica, fortalecendo ainda a proteção da casa.

Contudo, vale lembrar que eles não substituem o distanciamento social, a alimentação saudável e a higienização das mãos, ok? Os óleos essenciais são apenas uma terapia complementar, portanto, tome todos os cuidados necessários e, se sentir algum sintoma, procure orientação médica.

Óleos essenciais para imunidade

Canela

Essa é a opção perfeita para limpar o ambiente, junto com outros produtos de limpeza, para promover uma maior proteção contra qualquer mal – inclusive vírus e bactérias. Isso porque o óleo essencial de canela tem ação anti-inflamatória, antibacteriano e antiviral.

O ideal é borrifar essa substância nos ambientes da casa, além das maçanetas, utensílios e cadeiras. Espere agir por cinco minutos e, então, passe um pano limpo no local. Complete a limpeza utilizando álcool 70%. Mas, tenha sempre cuidado com superfícies que podem manchar!

Abeto

O abeto tem como função aumentar a eficiência da limpeza, por isso, deve ser borrifado nas superfícies da casa ou no ar. Sua composição também estimula a imunidade e isso auxilia na defesa do corpo contra gripes e resfriados.

Orégano

O orégano é um antibiótico natural, graças ao seu teor de carvacrol e timol. Por isso, pode ser utilizado para auxiliar no processo de cura de gripes e resfriados. Algumas pessoas também o utilizam nos pés, antes de colocar as meias, para espantar o frio. Perfeito para esse tempo mais gelado, né?

Limão

O limão é um alimento bem conhecido para a imunidade do corpo. Então, seu óleo essencial não poderia ser diferente. Ele age no sistema linfático, auxiliando seu organismo a se livrar dos resíduos que não fazem bem para ele.

Tomilho QT Timol

Sua composição é rica em fenóis, assim, o organismo fica mais resistente às viroses e possíveis infecções. Também tem efeito antibacteriano, imunoestimulante, antiviral, expectorante, broncodilatador e neurotônico.

Lavanda

Você sabia que o medo e os pensamentos pessimistas podem deixar sua imunidade mais fraca? Para evitar isso, use o óleo essencial de lavanda para controlar as emoções e ter mais calmaria no dia a dia. Problemas como dores de cabeça, enxaquecas, estresse, tensão no corpo e ansiedade podem ter seus sintomas reduzidos com ajuda da lavanda. Ela também é eficaz para melhorar a qualidade do sono, combatendo a insônia.

Bergamota

Outra alternativa de óleo essencial que proporciona maior bem-estar e, assim, auxilia o trabalho natural do sistema imunológico, é o de bergamota. Com ele, sua mente fica com os pensamentos mais serenos e o corpo sente esse resultado de forma imediata. Ajuda a reduzir o efeito prejudicial do estresse e da ansiedade.

Ravintsara

Para estimular a imunidade natural, opte por essa opção de óleo essencial. A ravintsara tem poder antiviral, antibacteriano e anti-infeccioso e seu óleo essencial pode ter os efeitos potencializados se for usado junto com a fragrância de eucalipto radiata.

Eucalipto

Essa substância é conhecida por melhorar a saúde respiratória, principalmente por causa das suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, além do seu aroma forte que é como um tônico para os pulmões. Você pode utilizá-lo junto com o óleo essencial de lavanda ou de hortelã.

Cravo

O óleo essencial de cravo é um poderoso antioxidante, antiviral e anti-inflamatório. Você pode fazer gargarejos com ele para limpar e aliviar dores na garganta, e usufruir do seu efeito antibacteriano.

Tea tree

Conhecido também como melaleuca, esse óleo essencial é antifúngico, anti-infeccioso, antisséptico, antiviral, e fortalece a imunidade, ajudando-a no seu trabalho diário. Seu poder antiviral é um dos mais fortes entre os óleos essenciais, o que faz dele parte de tratamentos de pacientes com baixa imunidade.

Quer saber quais energias nos esperam em 2022? Confira as Previsões 2022 e dicas de simpatias para começar o ano novo com o pé direito para uma nova fase em um novo ciclo.

Fonte João Bidu