Veja como você pode economizar na ceia de Natal
O Natal provavelmente não precisa ser uma época para você gastar muito e se endividar, o propósito é outro! Independentemente de você estar ou não em uma situação financeira difícil, aqui estão algumas dicas para ajudar a manter os custos da ceia de Natal baixos.
1. Planejamento e orçamento
Quando se trata de sua grande refeição de Natal, você deve sempre ter um menu planejado. Este ano, você pode não estar comemorando com toda a família, então você precisará ajustar o menu e as quantidades de alimentos de acordo. Corte alguns acompanhamentos, se necessário e escolha apenas os pratos que você e seus acompanhantes mais gostam.
E o mais importante, estabeleça um orçamento para todo o jantar e cumpra-o! Você pode ter que ajustar o menu à medida que avança, mas ter um plano de menu e um orçamento em vigor tornará todas as decisões muito mais fáceis.
2. Evite comprar pronto e faça você mesmo
Um tender, pernil, peru ou leitãozinho preparado e com seus molhos e acompanhamentos comprados prontos ou encomendados de restaurantes podem custar muito caro. Em vez disso, verifique os supermercados locais e busque por alimentos pré-cozidos como o tender e faça os molhos e acompanhamentos você mesmo. Além de ser um dos pratos típicos de Natal mais fáceis de preparar e mais em conta, você também poderá personalizar a cobertura a seu gosto com mel, maracujá, tangerina, etc.
3. Opte por carne assada ou na panela
Se você não está totalmente apegado à ideia de comer presunto ou peru no Natal, não há motivo para não optar por um prato principal mais econômico como uma carne grelhada bem saborosa. Como acompanhamentos você tem muitas opções como batatas douradas (ou mesmo um purê de batatas), legumes gratinados, uma deliciosa farofa com frutas, enfim existem soluções deliciosas para o seu prato principal, fugindo do tradicional peru, tender etc.
4. Vá sem carne
Uma das maneiras mais fáceis de economizar dinheiro na ceia de Natal é optar por um prato vegetariano no lugar de tender, peru ou qualquer outro prato à base de carne. Existem tantas receitas vegetais incríveis por aí, incluindo aquelas que “imitam” a carne da maneira mais genial. Pense em alternativas ricas e saborosas: cogumelo Wellington, “assados” à base de grãos, lasanha de vegetais, tortas saborosas – a lista é infinita.
5. Faça um jantar pequeno
Tente limitar a sua ceia de Natal às pessoas que já moram sob seu teto. Quanto menos bocas você tiver para alimentar, menos comida terá para comprar e preparar. Se você está acostumado a cozinhar em grandes quantidades para um grupo grande, corte suas receitas habituais pela metade ou mais. Sirva aquele delicioso frango assado no lugar do peru. Escolha três acompanhamentos favoritos em vez de seis. Tudo isso o ajudará a economizar dinheiro e reduzir potencialmente o desperdício de alimentos, se você não for grande em sobras.
Claro, se você mora sozinho e não está planejando ficar com a família nas festas, pode tentar planejar uma pequena reunião com alguns amigos.
6. Evite decorações extravagantes
Se você está comemorando o Natal com poucas pessoas este ano, não há necessidade de fazer todos os esforços e desperdiçar dinheiro em decorações de mesa caras. Se você tem um conjunto de talheres bonito, tire-os do armário e decore a mesa com os objetos que já tem à mão. Ornamentos sobressalentes, sobras de enfeites de Natais passados (que sempre guardamos), velas – você pode criar uma mesa adorável sendo engenhoso e criativo!
7. Simplifique os produtos
Sempre comeu salmão fumado no Natal? Você pode trocá-lo facilmente por outro peixe defumado, que é mais barato e, honestamente, tão semelhante em sabor que você nem conseguirá notar a diferença. Se você não pode fazer alarde com champanhe este ano, compre um bom vinho espumante. Em vez de uma tábua de queijo e frios, faça um prato vegetariano vibrante com molhos caseiros como homus, guacamole, dips ou molho de tomate fresco. Pequenas mudanças podem ter um grande impacto em suas despesas com comida de Natal, se você estiver disposto a variar as opções.
8. Pesquise
Mercearias diferentes oferecerão descontos e ofertas diferentes nesta época do ano, portanto, certifique-se de verificá-los com antecedência. Você pode querer comprar seus produtos em uma loja, sua carne em outra e seu vinho em uma terceira! Dependendo do seu cardápio, vale a pena buscar os melhores preços para determinados ingredientes. E não hesite em comprar com antecedência se puder congelar ou armazenar alimentos com segurança até o dia de Natal.
9. Manere no álcool
As celebrações menores do jantar de Natal significam que você pode cortar despesas com álcool. Não há necessidade de abastecer sua geladeira com caixas e mais caixas de cerveja ou gastar uma fortuna em vinhos e destilados. Limite-se a quantidades razoáveis e talvez até opte por bebidas com baixo teor de álcool que limitarão seus gastos (e a ressaca no dia seguinte).
Se você tiver intimidade com os convidados, por que não propôr que cada um traga uma bebida?!
10. Faça suas próprias sobremesas
Em vez de comprar um bolo caro, torta ou outro doce de uma padaria, confeitaria ou buffet, você deve tentar fazer sua própria sobremesa de Natal do zero. Uma ótima pedida é a Bûche de Noël (ou tronco de Natal), uma sobremesa típica francesa, é um deleite clássico de festas que parece impressionante e é super fácil de fazer.
Por Receitas Sem Fronteiras