Ganhe massa muscular mais rápido

O que é melhor: mais peso ou mais repetições?

Mais peso ou mais repetições? Essa dúvida é frequente e recorrente nas academias. Praticamente todo mundo que já fez alguma aula de musculação na vida, já deve ter pensado sobre isso. Será que é melhor eu fazer um exercício com o máximo de carga possível, ou eu devo tentar superar meus limites fazendo inúmeros movimentos?

Ambos os métodos são exaustivos e demandam grande energia do praticante. Porém, são condutas totalmente opostas e, por isso, geram tantos questionamentos. Quando colocamos uma carga muito alta, o número de movimentos realizados tende a cair e vice-versa.

man holding dumbbell
Faça o máximo de repetições com o máximo de peso. Foto Cesar Galeão

Há um conceito no imaginário popular de que mais repetições ajudam a emagrecer e mais peso aumentam o ganho de massa muscular. Mas, na verdade, não existem fórmulas mágicas – nem para perder gordura, muito menos para hipertrofiar os músculos. O ideal é buscar o limite nos dois fatores. Ou seja, procure fazer o máximo de repetições com o máximo de peso.

“A carga que você coloca é sempre a sua melhor, para o número de repetições que você está pensando em fazer. Por exemplo: vou fazer um leg press. Vou fazer quantas repetições? 10 repetições, pois foi o que o meu treinador passou e estruturei meu treino assim. Vou colocar a minha maior carga para fazer, mais ou menos, 10 repetições. Até a falha, até não subir mais nenhuma vez”, explica o treinador Leandro Twin.

Em resumo, a ideia é traçar um plano de treino, com uma periodização adequada. Nesse caso, o recomendado é consultar um profissional de educação física, para que ele avalie corretamente as suas individualidades e objetivos. Não existe uma receita única, que funcione para todo mundo. Por isso, é necessário ter um planejamento personalizado.

Após as avaliações, o professor montará cronogramas periódicos. Indicando quantas séries, repetições e exercícios você deverá fazer, em cada época do ano. Não é uma regra, mas, dificilmente o plano estabelecido passará de 15 repetições por série, se o seu objetivo for ganhar massa muscular. Feito isso, cabe ao aluno colocar o máximo de carga possível para realizar aquele número de movimentos que foi proposto.

Se o professor recomendou a realização de 12 movimentos, você deverá usar uma carga que não lhe permita fazer mais repetições do que isso. Por exemplo: caso consiga fazer 15 vezes, coloque mais peso. Se conseguiu realizar apenas 7 vezes, diminua o peso.

Por SportLife Brasil