Na última sexta-feira foi realizada a 19° edição na Praça do Rádio
Conseguir uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho é reforçar a fé, resgatar a esperança e sobretudo, agradecer a Deus pelo alimento na mesa, o trabalho é o verniz da dignidade.
“Chegamos a 19° edição com mais 2.700 atendimentos com uma quantidade expressiva de pessoas encaminhadas e colocadas no mercado de trabalho, eu destaco uma rede de atacado e varejo, o Grupo Pereira que só nas ações da Funsat Itinerante contratou mais de 530 pessoas, e se levar em consideração as pessoas encaminhadas para o Grupo através de pré-seleção no prédio da Funsat, foram aproximadamente 900 pessoas que estão trabalhando com apoio da Prefeitura, por intermédio da Funsat. Consideramos muito positivo o fato da Funsat começar a percorrer os bairros, foram atendidas as sete regiões de Campo Grande, é o poder público indo ao encontro da população, o que é uma marca registrada da gestão do Prefeito Marquinhos Trad”. Comenta o Diretor Presidente Luciano Martins.
Ainda de acordo com Luciano Martins, as somas de esforços, e as parcerias com outras secretarias, foram fundamentais para que as ações acontecessem. “Quero agradecer a todas as pastas que contribuíram com as ações da Funsat itinerante, apesar das incertezas por conta da pandemia, os números nos fizeram acreditar que foi um ano exitoso, mas além dos números, nós alcançamos pessoas, chegamos nos lares e devolvemos dignidade, então a palavra de encerramento do Itinerante 2021 é gratidão”. Diz Luciano Martins.
Um exemplo do sucesso das ações da Funsat Itinerante, é o carioca Pedro Henrique da Silva do Nascimento de 31 anos. Pedro chegou em Campo Grande e não ficou desempregado, foi na ação que aconteceu no Bairro Oliveira e saiu contratado pelo Grupo Pereira, a nossa Capital é um lugar de oportunidades. “Sou carioca, já estava há quase dois anos sem um trabalho formal (com carteira assinada), fui convidado a vim aqui para o Estado, e assim que cheguei fiquei sabendo da ação da Funsat Itinerante com essa parceria com o Grupo Pereira, e fui até a ação que estava acontecendo no Bairro Oliveira, e consegui passar uma entrevista ali mesmo no local e graças a Deus foi tudo muito rápido, organizado, e em 15 ou 20 minutos eu já estava assinando as documentações para contratação e já estava ciente que dali eu sairia empregado e assim resolver boa parte dos meus problemas. Agora a expectativa é das melhores, a ação funciona de verdade, vou iniciar o ano trabalhando, dezembro é um mês que exige muito da gente, fim de ano, tem presente para comprar, eu tenho uma filha pequena, então eu posso dizer que esse emprego mudou minha vida. Cheguei do Rio de Janeiro em 15 dias e já consegui um emprego, tudo isso parece até um sonho”. Comenta Pedro Henrique.
O Coordenador Regional de Gente e Gestão do Grupo Pereira Gilmar Garcia da Silva, falou sobre a importância da parceria para o resgate da dignidade das pessoas. “O propósito do Grupo Pereira é ser um bom lugar para passar a vida, porque a gente disponibiliza trabalho digno e isso faz com que as pessoas se sintam felizes e o ambiente em que vivemos precisa disso, porque o emprego proporciona não só o sustento, mas também a dignidade. Só em parceria com a prefeitura na Funsat Itinerante foram mais de 530 contratações, para nós é uma oportunidade de compartilhar essa riqueza nobre que é a geração de emprego”. Finaliza Gilmar.
Lançamento da Ouvidoria Setorial na Funsat
Na última edição da ação Funsat Itinerante que aconteceu na sexta-feira (17), na Praça do Rádio Clube, no centro de Campo Grande, a Controladoria Geral do Município fez o lançamento oficial da Ouvidoria Setorial da Funsat. Com o objetivo de servir como mediador na busca de soluções de conflitos, fomentando a participação da sociedade, garantindo o controle social, além do direito à cidadania e transparência dos serviços prestados.
“Outro ponto importante de destacar é que nas ações da Funsat Itinerante nós conseguimos inaugurar a Ouvidoria local na Funsat, é o poder público dando a população o controle social, seja por reclamações, sugestões ou elogio”. Comenta o diretor Presidente Luciano Martins.
De acordo com o Controlador-Geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves, a ouvidoria é o canal de controle e participação social, o termômetro da Administração Pública. Por meio das sugestões da população, o gestor tem a oportunidade de analisar e avaliar quais ações são necessárias para corrigir problemas, além de avaliar a melhor área e momento para se investir o dinheiro público.
Já o Ouvidor Geral do Município Marcos Haroitto, disse que a rede de ouvidoria da Prefeitura foi desenvolvida com o objetivo de aproximar o contato com população de Campo Grande. “A Rede de Ouvidorias da Prefeitura Municipal de Campo Grande foi desenvolvida com objetivo de ampliar o contato com a população de Campo Grande, assim, a criação da ouvidoria setorial da FUNSAT, além de estreitar os laços com a população campo-grandense, por meio das ações itinerantes que são realizadas constantemente pela Fundação, reafirma nosso compromisso de promover políticas públicas eficazes a toda a população”.
Por Fabiola Camilo – Funsat