Entenda as vantagens de contratar um arquiteto para seu projeto

A contratação desse profissional pode ser de grande ajuda para você

O arquiteto tem como função orientar e projetar os espaços dos ambientes de acordo com as necessidades e o estilo de vida de cada cliente. Além disso, está sempre por dentro das tendências indicando quais são os melhores materiais para cada situação.

Com a ajuda do arquiteto, o morador acaba economizando tempo, dinheiro e evitando futuras dores de cabeça, já que irá auxiliar desde a escolha dos móveis até a compra de uns itens mais simples.

Muitos podem achar que contratar um arquiteto é algo desnecessário, por pensar que seu trabalho é um mero capricho. “O arquiteto pode transformar as ideias dos clientes em realidade, seja uma reforma, construção ou decoração. A presença de um profissional de arquitetura pode ser um diferencial entre um projeto bem sucedido e uma reforma que não atingiu as expectativas. É um investimento que garante bons resultados dentro do prazo estipulado”, explica a arquiteta Marina Carvalho. Marina ainda acrescenta dizendo que a contratação de um bom profissional pode resultar em soluções criativas e eficientes para o projeto.

crop faceless female illustrator painting out drawing on paper
Foto Karolina Grabowska

Torna as ideias realidade

Um dos maiores desafios da profissão do arquiteto é entender quais são as necessidades dos clientes junto ao seu estilo. O arquiteto tem experiência em unir pesquisa, tecnologia e qualidade de vida com os anseios do morador para que cada ambiente da residência fique agradável.

Com a contratação de um arquiteto, o cliente tem um profissional que vai unir a criatividade e praticidade para criar espaços aconchegantes e confortáveis, sem deixar de lado a questão estética. “O arquiteto ajuda a aproveitar o tamanho do ambiente da melhor forma possível, otimizando os espaços e aproveitando ao máximo cada centímetro. Também está preparado para observar as referências eleitas pelo cliente e adaptá-las ao projeto” explica Marina.

Valoriza ainda mais o imóvel

Um bom projeto de arquitetura pode fazer com que o proprietário tenha resultados satisfatórios quando for vender o imóvel. O arquiteto é capaz de desenvolver projetos que valorizam ainda mais a casa ou o apartamento além da estética, pois possui a expertise para pensar e planejar todos os cantinhos e ambientes do imóvel, ocupando os espaços da forma certa, desde a distribuição dos móveis, a projeção da marcenaria, a segurança em cada estrutura construída, a facilidade de circulação e diversos outros pontos.

kitchen island
Foto Saviesa Home

“O arquiteto vai saber explorar todo o potencial do imóvel, implementando ideias modernas, práticas e sustentáveis. O pensamento de um profissional de arquitetura é a longo prazo, antecipando possíveis contratempos e prevendo um bom investimento para o futuro”, acrescenta Carvalho.

Bom investimento

O arquiteto tem como dever orientar seus clientes nas etapas da reforma ou decoração, como o custo-benefício dos materiais e os detalhes de organização em cada espaço. A contratação de um arquiteto pode resultar na diminuição de gastos, já que esse profissional trabalha para gerir e organizar, assim consegue prever os melhores fornecedores e orçamentos, além de possuir um amplo relacionamento com o mercado, o que pode ajudar muito em certos momentos do projeto.

“Em geral, a contratação de um arquiteto leva a uma economia de 30% a 40% nos gastos totais. Isso é incrível, se pensarmos que se trata do trabalho de um profissional e irá valorizar seu imóvel”, ressalta a arquiteta.

A diferença entre arquiteto e design de interiores

Ao reformar um imóvel pode surgir dúvidas na hora de contratar um arquiteto ou um designer de interiores, porém as duas profissões têm suas diferenças. Para escolher entre contratar um ou outro, o primeiro passo é entender o que cada um faz. O arquiteto é o profissional que irá projetar e desenhar os espaços com o intuito de gerar bem-estar e qualidade de vida para os moradores. É ele que vai cuidar da estética, segurança e da funcionalidade de cada cômodo realizando cálculos e técnicas para desenvolver seu trabalho. Já o trabalho do designer de interiores é totalmente focado nos ambientes internos, sendo responsável pela decoração e organização dos ambientes. Sua função é garantir conforto e estética para a residência, alinhados com o estilo de vida dos proprietários.

man people building industry
Foto Thirdman

Segurança e qualidade de vida

Como visto anteriormente, o arquiteto está presente na maior parte das etapas de um projeto, sendo capaz de agir em cada um dos processos. Só esse tipo de profissional está habilitado para planejar e acompanhar o desenvolvimento da construção. Isso dá mais segurança e tranquilidade para os clientes, pois sabem que tudo está passando pelo olhar de um profissional capacitado. “Se a uma obra não possuir um bom arquiteto, que cuide de todos os detalhes e que esteja atento ao projeto, a segurança do morador, de sua família e a de seus vizinhos pode ser colocada em risco”, finaliza.

Renata Jordão – Decor Style