Garanta que seu currículo seja visto

person holding black tablet computer
Foto Cottonbro

Siga essas maneiras de atualizá-lo e conseguir mais respostas do mercado de trabalho

Se você está procurando emprego e não tem recebido tantos convites para uma entrevista quanto gostaria, é possível que o currículo seja o problema, já que é uma das principais portas de entrada em qualquer empresa. Um CV de qualidade precisa mostrar seus pontos fortes para recrutadores e empregadores. Aqui estão cinco maneiras de atualizá-lo e conseguir mais respostas do mercado de trabalho.

Capriche na aparência do currículo

Uma das coisas mais importantes para se ter em mente ao escrever um CV é que os recrutadores só darão alguns poucos minutos, geralmente entre seis a oito segundos, de atenção. Esses profissionais dividem o dia entre muitos currículos e precisam analisar rapidamente se você se encaixa no que procuram.

person holding black ipad with black case
Foto Cottonbro

Portanto, você precisa tornar o trabalho deles o mais fácil possível para verem que você é habilidoso e adequado – e o formato desempenha um papel importante nisso. Se o seu CV traz muito texto ou está com um lay out confuso, talvez seja hora de reformatar. Diminua a quantidade de texto, vá direto ao que interessa e use subtítulos e marcadores, quando apropriado, para dividir as informações e facilitar a leitura.

Além disso, embora seja tentador acompanhar os designs mais modernos, às vezes eles podem prejudicar suas chances de conseguir a vaga. Por isso é melhor manter a simplicidade e a legibilidade acima de tudo.

A parte superior do seu CV é a seção que fica visível pela primeira vez quando um recrutador abre o documento. Isso significa que ela deve ser persuasiva e chamar sua atenção desde o momento em que alguém coloca o olho nela.

Certifique-se de que esta seção (que inclui seu perfil, habilidades essenciais e função atual) contenha os requisitos procurados pelos recrutadores e que combina com o job description anunciado. Pesquisa as habilidades, experiência e conhecimento mais procurados em seu campo e destaque seus talentos mais adequados nesta parte do documento. Dessa forma, o recrutador verá instantaneamente que você é uma boa opção para a posição.

Se você acha que seu currículo não tem algumas das habilidades solicitadas no job description, ou talvez não tenha tantas conquistas recentes, considere assumir algumas novas responsabilidades no emprego atual.

Fale com a liderança sobre trabalhar em novos projetos, supervisionar mais funcionários ou assumir outras responsabilidades que o ajudarão a obter a experiência necessária para as novas funções escolhidas.

Isso lhe dará alguns novos pontos de discussão para o seu perfil profissional e é sua chance de obter alguns resultados impressionantes sobre os quais você pode falar em sua trajetória.

Aprenda algo novo

Uma maneira de aumentar instantaneamente sua empregabilidade e tornar seu currículo ótimo é aprender algumas novas habilidades. Por exemplo, você pode querer aprender a usar novas ferramentas ou softwares ou mesmo atualizar seu conhecimento em seu campo atual.

Existem várias maneiras de ganhar habilidades hoje em dia. Você pode fazer um curso online ou um workshop digital, ouvir podcasts ou ver tutoriais. Ou pode participar de um curso rápido ou pedir a alguém em seu local de trabalho atual para ensiná-lo algo novo.

Seja qual for a sua escolha, é uma boa ideia definir seus objetivos primeiro, pois isso ajudará a escolher o tipo certo de curso ou treinamento para sua carreira. Digamos que você tenha um novo emprego ideal em mente, você pode dar uma olhada em job descriptions de vagas semelhantes para descobrir quais habilidades ou conhecimentos procurados estão faltando. Isso ajudará a guiá-lo em sua busca de conhecimento e novos conjuntos de habilidades.

Elimine o que é irrelevante

Quando você tem uma carreira longa ou estabelecida, pode ter anos de experiência e várias qualificações, mas com o tempo elas podem se tornar menos relevantes e ocupar um espaço precioso no CV. Quando se trata de seu currículo, as informações que você optar por deixar de fora podem ser tão importantes quanto as que você inclui.

A melhor abordagem a ser adotada é examinar a descrição do trabalho e ver o que o empregador busca e, em seguida, omitir qualquer informação que não seja relevante ou necessária para a função.

Por exemplo, em seu histórico, você pode deixar de fora quaisquer funções que não sejam relevantes para o setor ou cargo para o qual está se candidatando e reduzir os trabalhos mais antigos em uma linha cada.

person in black long sleeve shirt writing on white paper
Foto Cottonbro

Ao eliminar qualquer informação desatualizada ou irrelevante, você torna muito mais fácil para o recrutador encontrar as informações que realmente provam que você é uma boa opção para a função.

Portanto, se você está procurando uma nova posição este ano, lembre-se deste conselho ao escrever seu currículo. Mesmo apenas uma de nossas cinco dicas pode ser suficiente para aumentar instantaneamente seu CV e ajudá-lo a garantir uma entrevista.

Por Forbes Brasil