LOUCO PARA VOLTAR A VIAJAR, BRASILEIRO PREFERE O BRASIL AO EXTERIOR

Com a pandemia do Corona vírus, muitas viagens foram canceladas ou adiadas. Porém, uma a pesquisa “Revitalize o seu bem-estar”, feita entre 15 e 26 de junho deste ano, só reforçou o que todos nós já sabíamos: o brasileiro não vê a hora de viajar. Logo que possível, o brasileiro quer voltar a arrumar as malas e partir para destinos domésticos, passeios mais familiares e locais de menor aglomeração.

Brasileiro não vê a hora de viajar novamente Foto iStock

E não é só isso. Com o isolamento social e o distanciamento, a pesquisa revelou também que a maioria dos entrevistados (70%) passou a valorizar mais a experiência de viajar e metade (50%) disse que vai viajar mais vezes quando as restrições diminuírem.

A experiência de ter passado por uma pandemia mudou os hábitos de higiene e cuidados com a saúde, os quais devem se tornar hábitos para os turistas, a começar pela bagagem. O álcool gel foi o campeão, citado por 81% dos entrevistados, ficando à frente de itens conhecidos como documentação e seguro viagem (66%) e acessórios como óculos de sol e chapéus (63%). Ainda foram citados pela maioria as máscaras de proteção para o nariz e boca (60%), sabonetes (56%) e lenços umedecidos com ação desinfetante (50%). Houve até quem citou Água Sanitária como item para levar na bagagem mas, por hora, vamos deixar esse item fora da lista.

Itens como álcool gel virou item indispensável Foto iStock

O afastamento da família e amigos também influenciou nas respostas quanto à escolha dos roteiros. A maioria (53%) respondeu que irá priorizar amigos e familiares nos próximos passeios e pretendem escolher destinos que ajudem a desestressar e melhorar a saúde mental (50%) e fazer mais programas ao ar livre (46%). Um dado importante é que 40% afirmaram que irão evitar pontos turísticos famosos por considerarem locais de grande aglomeração. Sinal que destinos mais isolados terão maior procura.

Mesmo receosos, 56% admitem que estão animados com a possibilidade de viajar de novo. Porém, o cuidado com a saúde é o fator que pesa mais na decisão. O sentimento de segurança plena, segundo os entrevistados, só virá mesmo quando as autoridades confirmarem ser uma prática segura (17%) ou uma vacina já estiver disponível (44%). Somando a isso, 40% também disseram que terão o cuidado de verificar se o seguro ou plano de saúde tem cobertura no destino a ser visitado.

Pra finalizar, a pesquisa aponta ainda uma preferência por viagens domésticas: 47% escolheria fazer uma viagem pelo Brasil; enquanto 19% preferiria ir para o exterior. Como havia de se esperar, os destinos com praia foram citados com preferência. Florianópolis (32%), Fortaleza (29%), Recife (23%), Rio de Janeiro (22%) e Salvador (20%) ficaram em primeiro lugar como próximos destinos. Já os que responderam preferir viajar para outros países, Estados Unidos (39%), Portugal (36%), Itália (24%) e França (19%) foram os países mais citados, sendo Nova Iorque (31%), Lisboa (30%), Paris (28%) e Roma (23%) as cidades que tiveram maior número de menções.

O momento é de cautela, porém é também hora de aproveitar as oportunidades que estão surgindo para viagens futuras. As companhias aéreas e os hotéis precisam vender e muitas ofertas estão aparecendo com descontos que variam de 30 a 50% nas tarifas. Quem puder se programar e aproveitar, poderá fazer um grande negócio. E você, já decidiu para onde vai viajar quando tudo isso passar? Clique aqui e veja as promoções vigentes para ir se programando.

Fonte: “Revitalize o seu bem-estar” encomendada por empresa do Expedia Group

João Evaristo é Publicitário, Pós-graduado em Gestão de Negócios pela ESPM com mais de 20 Anos de atuação no segmento de marketing e propaganda com atendimento a clientes regionais e nacionais. Vencedor de 7 prêmios Morena de Criação Publicitária, 2 Prêmios J Barbosa Rodrigues e 2 prêmios Central de Outdoor. Sócio-Diretor da NEOCOM Marketing e Propaganda e Sócio-Diretor Comercial da Reserva Feita Viagens. instagram.com/evaristojoao linkedin.com/in/joaoevaristojr