Conheça os hábitos da culinária pantaneira e seus pratos típicos

O pequi é uma das riquezas do cerrado brasileiro e muito utilizado na culinária. Foto Studio Canva

As planícies alagadas do Mato Grosso do Sul originaram receitas deliciosas e únicas no mundo

Cada canto do Brasil tem as suas particularidades gastronômicas. No Pantanal não é diferente. Quer saber mais? Viaje com a gente e descubra os pratos e hábitos da culinária pantaneira.

Quais são os hábitos culinários pantaneiros?

Moqueca de Pintado. Foto Tudo Gostoso

As tradições da culinária pantaneira têm influência do bioma e da história da região. Por causa dos rios e da subida das águas em parte do ano, a pesca é muito presente. São mais de 250 espécies de peixes vivendo na região, mas os mais consumidos pelos pantaneiros são piranha, pacu, dourado e pintado. Quando as águas estão baixas, a caça ganha vez, com destaque para a carne de javali e de jacaré.

O Pantanal também tem uma variedade de plantas usadas na cozinha. O pequi é uma fruta usada tanto em pratos doces quanto salgados. O mamão, a banana da terra, a bocaiúva e o jaracatiá também são comuns na cozinha do Pantanal. A mandioca é bem popular na região e usada em vários pratos.

Quais são as comidas típicas da culinária pantaneira?

As comidas típicas pantaneiras têm influência indígena, africana e europeia. A presença europeia é principalmente de portugueses e espanhóis que chegavam em navios pelo rio Paraguai ou como bandeirantes vindos do sul do país que levavam sua culinária consigo.

Ao chegar no Pantanal, as receitas ganharam toques locais. Um exemplo é o quibebe de melão, um prato de origem africana feito normalmente com abóbora. A chipa tem origem paraguaia, mas se tornou comum no centro-oeste brasileiro. Da influência indígena o exemplo é o caribéu, um guisado de carne e mandioca. Por causa das planícies, o Pantanal tem muita criação de gado e, consequentemente, pratos com carne bovina e suína.

Peixes como piranha e pacú são preparados de diversas maneiras. Cozido, frito, assado em folha de bananeira e mais. A mandioca frita é um acompanhamento da maioria das refeições com carne, assim como o arroz em forma de arroz carreteiro, branco ou com pequi.

A tradição da comida de comitiva pantaneira

Arroz Carreteiro. Foto Tudo Gostoso

Por causa do bioma do Pantanal que alterna entre enchentes e secas, as fazendas de gado precisam se preparar para cada período. Antes do período das cheias começar, os peões guiam o gado para as áreas mais altas no que é chamado comitiva pantaneira. A viagem longa pode levar dias e as refeições são feitas na hora com ingredientes que não estragam fácil e dão bastante energia para o dia todo.

O arroz de carreteiro é o prato mais tradicional das comitivas. Ele é feito com arroz e carne seca ou carne de sol. O macarrão de comitiva é similar. Esta receita usa espaguete frita em banha de porco com carne seca ou de sol. O feijão gordo também é consumido nas comitivas para dar mais proteína. As refeições são preparadas na hora com fogo de chão.

Pratos internacionais com ingredientes pantaneiros

Sobá com carne de porco. Foto Dinneer

Ao longo dos anos, a culinária pantaneira recebeu receitas de outras partes do mundo e as transformou em comidas locais. Da Itália surgiu o risoto de carne seca e a pizza de carne seca. E você sabe o que é pizza de pacú? Se pensou em uma massa de pizza tradicional com o peixe por cima, se enganou. Essa receita usa o peixe pacú assado como massa por ser bem fino e largo. Em cima dele vai queijo, presunto, tomate e o que mais quiser.

O sobá de Campo Grande converteu o prato japonês de macarrão com trigo sarraceno em uma refeição com macarrão de farinha branca, caldo de carne de boi ou porco, cebolinha e omelete picado. Já o milk shake de bocaiúva usa a fruta local para fazer a batida com leite típica americana.

Por Tudo Gostoso