Saiba como baixar livros grátis

person holding amazon kindle ebook
Foto Özgür Uzun

23 de Abril é Dia Mundial do Livro. Comemore com uma boa leitura

Nada mais justo do que desligar a TV e folear algumas páginas. Para quem busca títulos diferentes, uma opção é baixar livros gratuitamente para celebrar o dia, seja no Domínio Público ou em aplicativos também grátis, como o do Kindle ou do Kobo.

A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e celebrada pela primeira vez em 1995. Um dos motivos da definição de 23 de abril foi o aniversário de morte de importantes escritores, que morreram no mesmo dia em 1616: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.

E aqui vale mais uma curiosidade: apesar de terem morrido na mesma data, o dia de falecimento do autor do romance ‘Romeu e Julieta’ é diferente. Isso porque a Inglaterra ainda usava o calendário Juliano, enquanto a Espanha de Cervantes, por exemplo, já usava o atual, Gregoriano.

Reprodução

Mas, voltando ao que interessa: baixar livros grátis. Uma das melhores opções para encontrar títulos gratuitos (inclusive dos autores citados) é o Domínio Público, uma biblioteca digital desenvolvida em software livre. O site lista mais de 100 mil exemplares, de escritores nacionais e internacionais.

Por Miguel de Cervantes ser um dos homenageados da data, vamos baixar ‘Dom Quixote’ para o tutorial abaixo. Acompanhe!

Como baixar livros grátis no Domínio Público:

Acesse o site do Domínio Público.

Reprodução

Em “Tipo de Mídia” selecione “Texto”. Se quiser algum autor específico ou mesmo categoria, a página dá a opção de filtrar a busca, inclusive por idioma. Depois, aperte em “Pesquisar”.

A lista de livros para baixar vai aparecer. Clique no que deseja.

A página vai redirecionar para outra. Lá, é só apertar em “Baixar” para pegar o livro.

Com o PDF aberto no navegador, clique no símbolo da setinha para baixar o arquivo para o computador. Aqui, é possível renomear.

E como os livros são no formato PDF, é possível adicioná-los ao e-reader da Amazon, o Kindle. O Olhar Digital ensina AQUI como fazer isso.

Reprodução

Livros grátis no Kindle

Neste Dia Mundial do Livro, a Amazon também anunciou diversas ofertas, tanto em livros físicos como em e-books, com até 50% de desconto. Há ainda versões digitais gratuitas em comemoração à data.

Se o leitor não tem um e-reader, não tem problema. O aplicativo do Kindle é gratuito e roda tanto em dispositivos, celulares ou tablets, com Android ou iOS. Outra opção de aplicativo para leitura gratuito é o Kobo, também disponível em aparelhos com ambos os sistemas operacionais, e com promoções de livros gratuitos.

Por Olhar Digital