Olho aberto para o espaço

Reprodução

China vai desenvolver sistema para destruir asteroides em direção à Terra

Com foco na segurança planetária, a China anunciou que planeja desenvolver um sistema de monitoramento de asteroides que representem ameaça à Terra, evidenciando as ambições cada vez mais crescentes do programa espacial do país.

De acordo com o vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China, Wu Yanhua, em entrevista à TV estatal, a China pretende explorar maneiras de destruir asteroides que colocam o planeta em perigo.

Para testar o sistema, o programa espacial chinês vai enviar uma espaçonave em direção a um asteroide em 2025 ou 2026, “para estudá-lo e, em seguida, mudar seu curso”, acrescentou Wu, sem apresentar detalhes sobre como isso iria funcionar.

A grande nação asiática deu uma guinada em seu programa espacial nos últimos anos. Em janeiro, Wu revelou que Pequim assinou um acordo com a Rússia para construir uma base na Lua. No ano passado, uma missão lunar chinesa retornou à Terra com amostras.

Toda essa evolução aumentou as tensões da China com os EUA. Os dois lados têm guerreado em relação aos satélites da SpaceX, que o país asiático disse ter chegado perigosamente perto de sua estação espacial, levando o governo a criticar a SpaceX em um memorando destinado a um comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) que supervisiona as operações no espaço.

No início deste mês, o Pentágono disse que a China e a Rússia continuam a implantar armas que podem atacar satélites americanos.

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço já investiga o espaço na busca por asteroides que poderiam estar em rota de colisão com a Terra. O Último Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides, que usa telescópios no Havaí, Chile e África do Sul, foi atualizado este ano para que realize uma varredura do cosmos uma vez a cada 24 horas.

Por Flavia Correa – Olhar Digital