Estarei sempre no plenário debatendo, nunca num cercadinho dizendo amém

Como sou comunista, tendo propósito ideológico, meu voto sempre vai para quem tem o projeto mais próximo aos meus ideais

Ao longo da história política do Brasil, comunistas sempre estiveram ao lado dos que garantiam, a nós, que programas governamentais estruturantes apontados para o socialismo era condição primordial de seus governos. Apoiamos Getúlio, Juscelino, Jango, apoiamos Tancredo na redemocratização com claro viés socialista, apoiamos Lula, tudo dentro do possível que o momento nos permitia, de forma intelectual, ideológica e pragmática.

Favorável a apoiar projeto claramente de esquerda, hoje, não posso mais apoiar o Projeto de Lula, pois ele, longe de apontar para o socialismo, haja vista, a escolha do seu vice, diferente do passado que Lula se “alinha” com um empresário de direita, porém, mantendo em seu programa indicativo de mudança estruturantes que apontavam para o socialismo (José de Alencar), hoje se “alia”, ao que mais de pernicioso e anti-socialista existe.

Vitória em eleições sempre teve candidato que quis, no sopesar da esquerda, longe de ser o poder pelo poder, sempre foi a qualidade do projeto que alçaremos ao poder. Como “não político”, José de Alencar nunca foi empecilho para as mudanças estruturantes que o Brasil precisava e que Lula nunca fez, diferente de agora, tendo o dolorido exemplo recente da má escolha, Temer, engolir Alckmin, na busca do poder pelo poder, me impossibilita de estar seguindo no projeto de Lula. Não votarei em projeto, se antes disfarçado com Temer, neoliberal, hoje escancarado de Alckmin. Voto na alternativa mais próxima dos meus ideais, voto em Ciro Gomes, pois como disse, e dentro da prática comunista, o mais próximo a um viver socialista, o que indica que ações estruturantes e permanentes de interesses socialistas serão implementadas.

Ciro Gomes (PDT), pré-candidato a Presidente da República

Tanto Lula quanto Bolsonaro hoje, distante do projeto político eleitoral pensado por nós e que está em nossa constituição, eles querem abreviar a escolha impedindo os debates, imprimindo uma prática americanizada de um único turno polarizado. Tanto Lula quanto Bolsonaro hoje favorecem a “Agenda de Whashington”, o que é muito ruim para a soberania brasileira impressa na sua Constituição. Os expedientes de ambas as partes são os mesmos, com fakenews explorando a ignorância do cidadão médio brasileiro e construindo currais eleitorais de apelo meramente emocional baseado no terror. Ambos não querem que o povo pense e cresçam politicamente nos pleitos eleitorais destruindo a possibilidade do debate, ambos estão montando seus “cercadinhos”, relegando ao eleitor o papel de ignorante reativo, sem capacidade de sequer entender o processo de escolha.

Como disse, por capacidade intelectual, longe da “emoção pregada” por esses candidatos, de encontro ao ideal para o Brasil melhor, voto em Ciro Gomes, voto num projeto verdadeiramente de desenvolvimento para o Brasil. Agora é Ciro! Siga-me os bons!

Por José Ribas Woitschach

As opiniões aqui publicadas são de caráter pessoal e não expressam a opinião do veículo