Ele está de volta

Reprodução

Fundador reativa site do Orkut e promete novidades em breve

O Orkut, rede social que conquistou milhões de brasileiros e funcionou entre 2004 e 2014, pode voltar. Esse foi o recado que o criador do site, Orkut Buyukkokten, deixou na página da rede, que foi reativada.

“O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, escreveu na nota, disponível em inglês e em português.

O enigmático texto veio poucos dias depois do bilionário Elon Musk confirmar a compra de 100% das ações do Twitter por US$ 44 bilhões. Muita gente comemorou a possível volta do Orkut.

Reprodução

O Orkut foi a primeira rede social que teve força no Brasil. Ao lado do MSN Messenger, era a principal forma de as pessoas se relacionarem em uma fase antes da internet banda larga e marcou a presença do Google nas redes sociais. Enquanto existiu, entre 2004 e 2014, a rede reuniu mais de 30 milhões de brasileiros, número bastante expressivo na época. 

A rede era conhecida pelos testemunhos que os amigos deixavam uns para os outros, postagens no perfil, chamadas de “scraps”, e as comunidades. Em uma época em que os celulares com câmeras entravam no mercado brasileiro, ainda sem conexão com a internet, por muito tempo o Orkut limitou em 12 o número de fotos que um usuário poderia postar em seu perfil.

Por Bruno Pavan – IstoÉ Dinheiro