Festa da Linguiça de Maracaju está de volta ao ao cenário cultural de Mato Grosso do Sul

Na noite desta sexta-feira (29) foi aberta 26ª edição do tradicional evento do estado

Com muita música sertaneja e comidas típicas, as festas populares de Mato Grosso do Sul estão de volta depois uma pausa de dois anos por causa da pandemia de Covid-19. E os tradicionais festejos culturais já são realizados em diversas regiões do Estado.

Da festança do rodeio à celebração de uma das iguarias mais consumidas em Mato Grosso do Sul, os eventos tem contado com apoio do Governo do Estado, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

No Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, onde é realizada a Festa da Linguiça de Maracaju, Reinaldo Azambuja falou da movimentação cultural pós pandemia.

“A gente fica muito feliz em poder ter de novo tantas festas. A pandemia paralisou os encontros e nos afastou. E hoje a gente pode confraternizar na maioria desses eventos tradicionais. E é impressionante como uma festa desse porte lota os hotéis, os restaurantes e as cidades do entorno, e isso é bom, movimenta economicamente, traz dividendos, traz recursos, agita as cidades e gera oportunidades. E aqui, especificamente, o lucro da Festa da Linguiça é dividido entre várias entidades que prestam serviços assistenciais”, destacou o governador, ao lado da primeira-dama Fátima Azambuja.

Para a realização do festejo da linguiça deste ano, entre 29 de abril e 1º de maio, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal repassaram R$ 300 mil ao Rotary Club de Maracaju, que organiza o evento. Há grande expectativa de público para os três dias da festa, já que em anos anteriores mais de 25 mil pessoas frequentaram o local. A organização ainda espera vender 20 toneladas de linguiça.

Governador enfatizou a importância dos eventos como a Festa da Linguiça de Maracaju para a economia dos municípios. Foto Chico Ribeiro

A primeira edição da Festa da Linguiça foi realizada em 1994. A partir desse ano, a linguiça feita com cortes em cubo de carne bovina de primeira passou a ser um dos ícones da culinária de Mato Grosso do Sul, se tornando famosa em outros estados do Brasil e também mundo afora.

“É uma marca de Maracaju e a iguaria mais importante do Estado”, disse o presidente da Assembleia, deputado estadual Paulo Corrêa, que também participou da abertura do evento. Além dele, marcaram presença na solenidade o prefeito da cidade, Marcos Calderan, o deputado federal Loester Trutis, os deputados estaduais Mara Caseiro e Lucas de Lima e o secretário-adjunto de Estado de Educação, Édio Resende.

Por Bruno Chaves/Subcom – GovMS