Fique atento com aqueles aparelhos que encarecem sua conta de luz e você não nota

round grey speaker on brown board
Foto John Tekeridis

Função stand by é a grande vilã e consome energia mesmo com dispositivo desligado

Os dispositivos vampiros são qualquer aparelho eletrônico que esteja conectado na tomada, mesmo depois de ter sido desligado. Essa situação é chamada de standby, ocasião onde o aparelho eletrônico entra em um estado de sono, onde ele está desligado e não exerce suas funções, mas permanece ligado na tomada.

A maioria dos aparelhos costuma ter uma espécie de modo de standby. O ideal é que cada indivíduo faça um inventário de todos os aparelhos eletrônicos que tem em casa, e quais deles continuam puxando energia mesmo estando só ligados na tomada. Desta forma, é possível entender o quanto de eletricidade está sendo consumida de maneira desnecessária.

Para isso, verifique cada canto de sua casa. Olhe até mesmo o banheiro e a cozinha para ter certeza de que não possui aparelhos ligados na tomada sem necessidade.

Dispositivos vampiros mais famosos

TV: a televisão segue a ideia de modo standby, o que significa que mesmo que você tenha desligado ela através de um botão, ela vai continuar puxando energia se estiver conectada na tomada. Além disso, quanto maior for a tela da TV, maior vai ser a energia que ela usa;

Micro-ondas: assim como a televisão, o micro-ondas continua usando energia mesmo quando não é usado. Neste caso, a situação é um pouco diferente pelo fato do dispositivo geralmente não ter um botão de desligar. Isso significa que ele fica ligado quando não está sendo usado.

Computadores: esse tipo de dispositivo vampiro pode variar seu consumo de energia em standby, sendo algumas versões mais novas um pouco mais eficientes. No entanto, se você optar por desligar o aparelho no botão, e deixar a tomada, ele vai continuar puxando eletricidade.

Sistemas de som: se você não tiver um sistema de som muito grande, então o consumo de energia quando em standby não é um problema. Porém, caso você conte com muitos aparelhos de som, sua casa pode estar gastando mais eletricidade do que é preciso.

Consoles de videogame: assim como a televisão e outros dispositivos como impressoras, os consoles também utilizam energia quando são desligados apenas no botão.

Carregador de celular: quando você deixa o carregador na tomada depois de carregar seu celular por completo, ele continua usando a energia da casa.

Outros aparelhos: modem de TV a cabo, equipamentos relacionados ao computador, umidificadores e aquecedores.

Controle de dispositivos vampiros

xbox one video game console in close up photography
Console de vídeo game é um dos dispositivos vampiros. Foto Corentin Detry

É possível fazer o controle de quanto os seus dispositivos vampiros estão gastando usando apenas o medidor de energia da sua casa. Basta desligar todos os seus dispositivos (sem tirá-los da tomada), por apenas alguns minutos.

Depois que tudo estiver desligado, vá até o medidor e verifique o quanto a numeração está mudando em watts ou quilowatts. Desta forma você pode ter acesso ao quanto sua casa gasta de energia elétrica com dispositivos vampiros. Para saber o quanto um aparelho afeta nesse gasto, basta retirá-lo da tomada e verificar a quantidade dos outros aparelhos.

Você também pode usar um wattímetro digital, aparelho que serve para medir o valor da potência elétrica de um aparelho ou local. Esse dispositivo mede os valores de tensão, e os multiplica com a finalidade de achar o valor final da eletricidade.

Saiba como reduzir o gasto de seus dispositivos vampiros

Evitar o gasto de energia de um dispositivo vampiro não é tão difícil quanto parece, na verdade é bem simples. Basta adquirir o hábito de tirar seus dispositivos vampiros da tomada sempre que deixar de usá-los. Ou seja, depois de assistir televisão você pode desligar o aparelho na tomada, e fazer o mesmo com coisas como a máquina de lavar, o micro-ondas e o seu carregador de notebook.

No entanto, tome cuidado para não desligar sua geladeira ou freezer, apesar de economizar energia elétrica, esse ato pode transformar sua cozinha em uma piscina e estragar todos os seus alimentos.

Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Por eCycle