Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego

man interviewing a woman
Foto Mart Production

Veja os principais pontos observados pelos recrutadores, além das perguntas mais frequentes

A entrevista de emprego é uma etapa decisiva no processo de contratação. Por isso, muitas vezes, causa ansiedade nos candidatos. Para se livrar do nervosismo, que pode atrapalhar o seu desempenho, é necessário estar preparado.

O que os recrutadores querem

O entrevistador quer entender como sua experiência pode contribuir para a vaga e para a empresa. Além disso, ele observará o seu perfil profissional e seus conhecimentos. Nesta etapa, ele também vai tirar dúvidas sobre o seu currículo.

man gets the job
Foto Tima Miroshnichenko

O que vestir na entrevista de emprego

O modo como você se veste pode ser importante para o recrutador. Quando você se veste adequadamente, o entrevistador pode avaliar como um sinal de uma boa postura profissional. Para entrevistas em empresas tradicionais, opte por um dress code social e confortável. Nas mais informais, é possível ser um pouco mais casual e usar um jeans, por exemplo. Porém, aposte nas peças neutras.

Como se portar

Durante a conversa, os sinais não-verbais serão pontos bem observados pelo profissional de RH. Olhe nos olhos e foque em passar segurança. Por mais que esteja tenso, evite encolher os ombros ou cruzar os braços ou se encolher na cadeira. Mantenha a postura ereta e os ombros relaxados.

Faça uma revisão

Não reproduza juízos de valor. Os entrevistadores estão atentos a declarações que mostram vieses inconscientes. Revise, também, quais soft skills você pode destacar. Elas podem ser um diferencial entre outros candidatos com experiências e formação semelhantes.

Capriche na aparência do currículo

person holding black tablet computer
Foto Cottonbro

Uma das coisas mais importantes para se ter em mente ao escrever um CV é que os recrutadores só darão alguns poucos minutos, geralmente entre seis a oito segundos, de atenção. Esses profissionais dividem o dia entre muitos currículos e precisam analisar rapidamente se você se encaixa no que procuram. Você precisa tornar o trabalho deles o mais fácil possível para verem que você é habilidoso e adequado.

Assuma novas responsabilidades

Se você acha que seu currículo não tem algumas das habilidades solicitadas no job description, fale sobre trabalhar em novos projetos, supervisionar mais funcionários ou assumir outras responsabilidades que o ajudarão a obter a experiência necessária para as novas funções.

Principais perguntas de entrevista de emprego

Antes da entrevista, pense nos seus objetivos, no porquê quer ocupar aquela vaga e estar naquela organização. A melhor forma de responder às perguntas não é decorar as respostas, mas estar seguro e estruturá-las de uma forma que passe confiança. Listamos aqui as mais comuns.

Como ficou sabendo sobre a vaga?

Caso você tenha sido indicado ou conheça alguém na empresa, é o momento de destacar esse ponto. Se não, mostre sua proatividade. Relate o quanto você procurou e por que se interessou pela posição. Mostrar que acompanha a empresa também é um ponto positivo. 

Por que você quer este emprego?

Os recrutadores buscam por pessoas realmente dedicadas e que vão se esforçar. Ressalte os motivos que fazem a vaga ser perfeita para você, como ele se encaixa com as suas habilidades e experiências. Vale destacar, principalmente, as oportunidades que a vaga representa para a sua carreira.

candidate having an interview
Foto Tima Miroshnichenko

Quais são seus pontos fracos?

Além dos pontos fortes, o profissional de RH precisa testar seu autoconhecimento e sua honestidade. É o momento de apontar o que você identifica que pode melhorar, sem comprometer a visão que o recrutador terá da sua competência. Cite que está se esforçando e o que já tem feito para isso.

Por que você está deixando seu emprego atual?

Se você está empregado, mas está buscando uma oportunidade para crescer em outra área ou empresa, a pergunta surgirá. Não fale mal da sua empresa atual ou do seu empregador. Mostre que está sempre em busca de evolução e como a vaga se adequa melhor ao seu perfil e aos seus objetivos de carreira.

Por que você foi demitido?

As demissões podem acontecer por várias razões, não apenas por demérito do funcionário. Porém, seja sincero ao responder. O avaliador pode checar se a sua resposta é verdadeira com outros colegas. Reserve mais tempo para falar sobre as experiências que a posição lhe proporcionou e o que você leva dela para a carreira.

Por Martina Colafemina – Forbes Brasil