Conheça o potencial turístico de sete municípios de MS na Rota Rupestre

Equipe da TV ALEMS desbravou sítios arqueológicos com arte rupestre. Foto ALEMS

Documentário da TV ALEMS mostra os municípios onde há presença de sítios arqueológicos

Documentário da TV ALEMS destaca o potencial turístico de sete municípios onde há presença de sítios arqueológicos com arte rupestre. Eles fazem parte da primeira fase do Programa Rota Rupestre, proposta de iniciativa de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que conta com apoio do parlamento estadual.

“Estamos criando uma nova rota que vai atrair muita gente”, pontuou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa, ao avaliar que os atrativos visitados em Jaraguari, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica e Chapadão do Sul podem vir a complementar outros roteiros como o das águas cristalinas de Bonito e Jardim.

A coordenadora do programa Rota Rupestre e diretora de popularização da Ciência da UFMS, Lia Brambilla, ressaltou que essa é a oportunidade de integrar os estudos desenvolvidos pela universidade com a comunidade local, ativando assim a bioeconomia com produtos regionais capazes de expressar a história dos povos que por aqui viveram.

Prefeitos e secretários municipais, por sua vez, acreditam que a proposta com apoio da ALEMS possa impulsionar o desenvolvimento no interior do Estado, ao agregar nova receita as cidades diante do potencial turístico gerado pela visitação aos sítios arqueológicos com arte rupestre.

Por Kleber Clajus – ALEMS