Conheça apps gratuitos que blindam seus dados bancários em caso de roubo do seu celular

Foto Canva Studio

Em 2021 foram registradas, por hora, nove ocorrências na cidade de São Paulo

De posse dos dispositivos, criminosos estão conseguindo acesso aos aplicativos bancários e fazendo transferências, empréstimos, PIX, entre outras transações financeiras. (Aliás, o 33Giga regularmente indica ferramentas para aumentar a proteção do telefone).

Em um caso recente, por exemplo, uma vítima que acumulou mais de R$ 140 mil em dívidas após o roubo do seu celular. Os criminosos passaram a utilizar seus aplicativos bancários para fazer empréstimos, pagamentos e transferências.

O roubo de celulares aumenta a cada dia: para se ter ideia, em 2021 foram registradas, na cidade de São Paulo, uma média de 9 ocorrências deste tipo por hora, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Diante desta crescente, as pessoas têm buscado alternativas para se proteger como, por exemplo, ter um celular reserva somente para aplicativos bancários.

Uma opção gratuita e muito mais prática pode resolver esse problema em segundos. Trata-se da função “Cofre”, do dfndr security, aplicativo gratuito de cibersegurança da PSafe, disponível para Android e iOS. Ele cria uma barreira nos aplicativos selecionados pelo usuário, com a adição de um novo fator de autenticação – no qual somente o dono do dispositivo pode desbloqueá-lo.

“Esses roubos geralmente acontecem quando a vítima está com o celular em uso, na rua, por este motivo o aparelho provavelmente estará desbloqueado. Desta forma, o criminoso poderá ter acesso aos aplicativos, redes sociais, e-mail da vítima. No controle desses aplicativos, o criminoso pode aplicar desde golpes aos contatos da vítima até acesso indevido nos aplicativos de banco, realizando transações que irão gerar um prejuízo financeiro muito grande”, ressalta o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni.

Como dica para esse caso, a primeira delas é: evite utilizar seu celular em vias públicas, pois os criminosos estão se aproveitando desta distração para roubar os dispositivos. Além disso, deixe o bloqueio de tela automático com o menor tempo possível, pois caso alguém pegue o aparelho, não conseguirá desbloqueá-lo.

E não esqueça de ativar a função “Cofre”, do PSafe dfndr security, que não deixará que terceiros utilizem os aplicativos selecionados, mesmo que o celular esteja desbloqueado.

Golpes bancários são o tema mais explorado de phishing em 2022

Foto Deposiphotos

A proteção é importante não apenas no caso de roubo de celular, mas no dia a dia, quando há uma crescente no caso de golpes financeiros virtuais.

“De janeiro a maio deste ano, registramos mais de 3.4 milhões de tentativas de phishing financeiro. Isso corresponde a uma média diária de quase 23 mil bloqueios de por dia e mais de 950 por hora. Neste ano, já é o tema mais explorado pelos cibercriminosos”, alerta Emilio Simoni.

De acordo com a PSafe, o phishing pode chegar por diversos meios: SMS, e-mail, aplicativos de mensagem, site falso. Geralmente vêm disfarçados por meio de empresas ou pessoas conhecidas, para fisgar a vítima e conseguir o fornecimento de dados sensíveis, como nome, CPF, dados bancários e até senhas. Portanto, a prevenção é fundamental.

Dicas de segurança PSafe

  • A primeira e principal é: mantenha uma solução de segurança instalada, como o dfndr security, e ative a função “Cofre” no dfndr security para proteger todos os seus aplicativos de banco e apps que guardam informações de cartão de crédito;
  • Ative também o bloqueio de hackers, função do dfndr security capaz de bloquear em segundos links maliciosos enviados via e-mail, WhatsApp, Facebook Messenger, SMS ou navegador;
  • Desconfie, sempre. Evite clicar em links de fontes desconhecidas, especialmente os que forem compartilhados via aplicativos de troca de mensagens e redes sociais;
  • Crie o hábito de duvidar das informações compartilhadas na internet e nunca informe dados sensíveis em links de procedência duvidosa;
  • Procure sempre confirmar a veracidade das informações nas páginas e sites oficiais das marcas;
  • Na dúvida, você pode sempre testar se um link é confiável, gratuitamente, no site do dfndr lab.

Por 33Giga