Lançamento da montadora japonesa vai chegar ao mercado nacional já nesta semana
A Nissan revelou que o novo Juke híbrido vai chegar ao mercado nacional já a partir do dia 20 de junho, equipado com uma motorização que marca nipônica diz oferecer um desempenho eficiente e enérgico.
O novo Juke híbrido surge equipado com um motor de 1,6 litros à gasolina com 94 cv de potência (69 kW) e um binário de 148 Nm, conjugado com um motor elétrico com 49 cv (36 kW), alimentado por uma bateria de 1,2 kWh, a que se junta um motor-gerado, de origem Renault, com 20 cv (15 kW). Desta forma, o novo Juke híbrido pode atingir velocidades até 55 km/h em modo 100% elétrico.
O novo modelo que constitui mais um passo na estratégia de eletrificação da marca nipónica, que pretende tornar-se numa empresa neutra em carbono ao longo do ciclo de vida dos seus produtos até ao final de 2050, estreia uma caixa de velocidades híbrida multimodal que dá prioridade à eficiência, capacidade de resposta e um impulso harmonioso.
Para reduzir o atrito, esta caixa de velocidades utiliza embraiagens de patilhas em vez de anéis sincronizadores convencionais para deslocar as 4 engrenagens “ICE” e 2 engrenagens “VE”. Além disso, para reduzir o atrito, esta caixa de velocidades não utiliza uma embraiagem.
Todos os arranques do novo Juke híbrido são 100% elétricos, e os dois motores elétricos são usados em combinação para sincronizar as engrenagens, proporcionando uma aceleração suave, conectada e responsiva.
A caixa de velocidades é controlada por um algoritmo avançado, gerindo os pontos de mudança, a regeneração da bateria, bem como a avançada arquitetura em série-paralelo.
Desta forma, a motorização pode navegar perfeitamente através de diferentes requisitos de hibridização (série, paralelo, série-paralelo) de acordo com os requisitos de aceleração e potência, tudo sem qualquer intervenção do condutor.
Como resultado, não há nenhuma sensação de “elástico”, que é percebida negativamente pelos clientes dos híbridos tradicionais, e o condutor desfruta de uma aceleração forte, tranquilidade, velocidade de cruzeiro refinada e baixas emissões.
A versão híbrida do novo Juke está ainda dotada de travagem regenerativa, que permite ao abrandar, que o motor elétrico funcione como um gerador, o que permite captar energia cinética, transformando-a em eletricidade para ser armazenada na bateria de propulsão híbrida.
A função avançada de Travão Cooperativo Regenerativo combina travagem regenerativa e travagem de fricção tradicional para alcançar uma sensação de pedal natural e uma recuperação energética eficiente. O condutor desconhece os ajustes entre os dois sistemas, garantindo que o retorno através do pedal do travão permanece constante e intuitivo.
O Juke híbrido está ainda equipado com um seletor de modo de condução, permitindo ao condutor escolher entre os modos Eco, Normal e Sport. Não só o modo de acionamento altera o esforço de direção, o funcionamento do controlo climático e a resposta do pedal do acelerador, no caso da nova motorização híbrida, como também altera o comportamento de travagem regenerativa e o estado de carga da bateria.
No modo Sport, por exemplo, a regeneração sob travagem é definida para um nível elevado de modo a maximizar a energia elétrica para uma aceleração eficaz. No modo Eco, reduzirá a procura do sistema de ar condicionado para maximizar a eficiência.
Tal como acontece com o modelo 100% elétrico Nissan Leaf, o Juke híbrido está equipado com o sistema e-Pedal Step, que permite que o progresso do automóvel seja controlado utilizando apenas o pedal do acelerador. Quando o pé é retirado do acelerador, é aplicada uma travagem regenerativa moderada (até 0,15g) que desacelera o Juke até aproximadamente 5km/h.
Em termos estéticos, a Nissan procedeu a alterações no Juke híbrido, que surge com detalhes aprimorados, para otimizar a sua eficiência aerodinâmica, e para identificar a nova versão do crossover da marca nipónica como modelo eletrificado.
Desta forma, a grelha dianteira ostenta o novo logotipo da marca e apresenta uma faixa de material preto brilhante que se funde com o capô, um design já utilizado para marca noutros modelos eletrificados.
Para além disso, o spoiler traseiro foi redesenhado para permitir um fluxo de ar mais limpo, enquanto as jantes são agora de 17 polegadas, estando disponíveis jantes de 19 polegadas, com um design inspirado no novo Nissan Ariya.
No interior, destaca-se um novo conjunto de novos indicadores no painel de instrumentos, próprios dos modelos híbridos, que informam sobre a carga da bateria e sobre o funcionamento do sistema híbrido.
A Nissan já fez saber que o novo Juke híbrido estará disponível para encomenda a partir de 20 de junho, em toda a rede de concessionários oficiais da marca em Portugal, com preços recomendados de venda a público a partir de 32.700 euros.
Por AutoGear