Sedã japonês voltará ao mercado como híbrido no segundo semestre
A Honda já confirmou que venderá a 11ª geração do Civic no Brasil. Com o fim da produção no Brasil, muito se falou que ele seria importado dos Estados Unidos, mas na verdade o Brasil receberá unidades vindas da Tailândia, onde ele já foi apresentado na versão e:HEV e podemos inclusive já saber alguns detalhes.
A informação vem de um executivo da marca. Não é segredo que o sedã será lançado no último trimestre deste ano no Brasil, mas essa informação é importante para saber alguns detalhes, como especificação de motorização híbrida, alguns equipamentos e, possivelmente, até mesmo versões. Não existe um acordo de mercado entre os países, então não vamos nos animar sobre preços.
Na Tailândia, o Honda Civic 11 e:HEV já é vendido em duas versões híbridas, e:HEV EL+ e o e:HEV RS, a mais provável em nosso mercado. Tem um conjunto bem parecido com o do Accord e:HEV que foi vendido no Brasil, com o 2.0 aspirado ligado a uma transmissão com dois motores elétricos. Diferente do sistema da Toyota, por exemplo, em nenhum momento os motores tracionam o carro juntos, apenas individualmente dependendo da situação.
O 2.0 aspirado do Civic tem 141 cv, ante os 145 cv do Accord. Mais manso, tende a ser ainda mais econômico e também atende o menor peso e porte do Civic. Os elétricos têm 184 cv e 32,1 kgfm de torque, mesma do Accord e:HEV que, em nossos testes, chegou a 17,6 km/litro na cidade e 17,7 km/litro na estrada com gasolina – possível que o Civic seja ainda mais econômico.
Podemos apostar que a versão que chegará ao Brasil será o RS. Se diferencia pelo visual mais esportivo, como aerofólio na tampa traseira, rodas de 18″ com acabamento escurecido e diamantado e um pacote de equipamentos mais completo, com o Honda Sensing (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixas, alerta de colisão e mais).
O Honda Civic e:HEV RS custa THB 1.259.000, o equivalente a cerca de R$ 165.000. Como híbrido, a carga de imposto reduzida ajudará na hora da importação, mas o Civic deverá chegar ao Brasil já acima dos R$ 200 mil, o colocando como modelo topo até a chegada dos novos CR-V híbrido e a nova geração do Accord, que roda em testes nos Estados Unidos, que, provavelmente, deverá ser uma novidade para 2024 apenas.
Por Motor1