TURISMO COMEMORA O ANÚNCIO DE VACINAS PARA O COVID-19

O segmento do turismo foi um dos mais afetados pela pandemia do Corona Vírus. Voos cancelados, hospedagens remarcadas, sonhos adiados. Milhares de hotéis, pousadas, restaurantes e atrativos permanecem fechados e alguns não voltarão a funcionar. No Brasil, os prejuízos já acumulam 62 bilhões. Mas, a julgar pelas últimas notícias, a luz no fim do túnel parece finalmente estar próxima.

Segundo a OMS, existem 164 vacinas para a Covid-19 em desenvolvimento atualmente Foto IStock

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem 164 vacinas para a Covid-19 em desenvolvimento atualmente. A maioria está em etapas pré-clínicas, de pesquisa básica ou testes em animais. Todas precisam passar pelas três fases de testes clínicos em humanos antes de poderem ser utilizadas para vacinação em massa.

Das 25 vacinas testadas em humanos, cinco já estão no último estágio: três da China, uma do Reino Unido e uma dos Estados Unidos. Há também uma vacina da Rússia, que já iniciou o teste em humanos, mas ainda se encontra na fase 2 de testes, prevista para ser concluída no início de agosto.

Milhares de profissionais de saúde ao redor do mundo já tomaram alguma das vacinas. Os voluntários também já estão recebendo a vacina na fase de testes: 30 mil nos Estados Unidos, 10 mil no Reino Unido e 9 mil no Brasil. Na fase de testes, os voluntários não sabem se estão tomando a vacina real um placebo, no chamado estudo com grupo de controle, e são monitorados quanto às suas condições físicas, temperatura e através de consultas regulares. Dessa amostragem, são retirados os dados para a aprovação da vacina.

Qual vacina virá para o Brasil?

Uma das frentes vem do Governo Federal. Conforme publicado no perfil oficial da SECOM, o secretário do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, afirmou que o Governo Federal já encomendou 100 milhões de unidades da vacina de Oxford. Serão 15 milhões em dezembro, 15 milhões em janeiro e as outras 70 milhões devem chegar em lotes sequenciais a partir de março de 2021. A vacina, que está na terceira e última fase de testes, foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca. Em junho, o Brasil aceitou a proposta de acordo de cooperação no desenvolvimento tecnológico e acesso ao imunizante.

Parceria inédita entre Instituto Butantan e farmacêutica Sinovac Life Science, prevê produção e testes da CoronaVac Créditos: Secom / Instituto Butantan

Em outra frente, o Governo de São Paulo, através de uma parceria inédita entre Instituto Butantan e farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech, prevê produção e testes da CoronaVac. Em 21 de julho, a vacina entrou na fase 3, que é a fase final de ensaios clínicos, e contará com 9mil voluntários para verificar a segurança e a eficácia da vacina na proteção da doença. O Butantan receberá 60 milhões de doses da vacina da Sinovac que será disponibilizada à população brasileira após comprovada sua eficácia e segurança. Após transferência de tecnologia, o Butantan também poderá produzir a vacina.

Os testes devem ser concluídos até novembro. Coronavac poderá estar disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde) já no começo de 2021 e inicialmente estão previstas 120 milhões de doses que poderão ser utilizadas para vacinar 60 milhões de brasileiros

O resultado final é o que importa

O fato é que a corrida pelo protagonismo da vacina acelerou o desenvolvimento das pesquisas. Todos querem chegar primeiro à etapa da conclusão positiva dos testes e podemos chegar ao final de 2020 com a vacinação em massa iniciada. A torcida é grande e tudo vai depender dos resultados dos testes nos próximos meses. Mesmo que, atualmente, muitos destinos já estejam abertos com restrições, a vacina trará a segurança para turistas e profissionais do turismo em todo o mundo e, com isso, a retomada das atividades. Mais do que a proteção, a vacina significa a volta à normalidade.

Fonte: Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo, OMS, Instituto Butantan

João Evaristo é Publicitário, Pós-graduado em Gestão de Negócios pela ESPM com mais de 20 Anos de atuação no segmento de marketing e propaganda com atendimento a clientes regionais e nacionais. Vencedor de 7 prêmios Morena de Criação Publicitária, 2 Prêmios J Barbosa Rodrigues e 2 prêmios Central de Outdoor. Sócio-Diretor da NEOCOM Marketing e Propaganda e Sócio-Diretor Comercial da Reserva Feita Viagens. instagram.com/evaristojoao linkedin.com/in/joaoevaristojr