Como as mulheres empreendedoras devem se posicionar nos negócios

É preciso encontrar alternativas para contornar os obstáculos

A trajetória de mulheres no mercado de trabalho é repleta de desafios. A diferença salarial, por exemplo, é uma delas. Nesse contexto, muitas recorrem ao empreendedorismo para equilibrar essa balança de ganhos, como explica a empresária Martinha Gondim.

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Foto Darina Belonogova

“Na realidade atual, ou você se sujeita a não receber de maneira justa, ou se apossa de suas qualidades e as exerce para trabalhar para si mesma, recebendo de acordo com seu esforço e entrega”, comenta.

Contudo, esse caminho também é cheio de percalços. Infelizmente, mulheres empreendedoras têm que lidar com um julgamento constante, com as diferenças de criação e de mentalidade e, por consequência, uma maior autocrítica e condenação própria.

Dessa forma, é preciso encontrar alternativas para contornar estes obstáculos e fazer com que cada dia, mas eles diminuam. Para isso, a empresária pontuou três dicas que ajudarão você a seguir com seu negócio mais segura, preparada e pronta para o sucesso. Confira abaixo:

Inspire-se nas grandes mulheres empreendedoras

Gradualmente presenciamos esse cenário de desigualdade se alterar hoje. Dados do LinkedIn apontam que, mesmo na pandemia, o Brasil registrou um salto de 41% de mulheres que iniciaram um negócio próprio. Dessa maneira, figuras de referência no empreendedorismo feminino também começam a aumentar.

“Olhe para as grandes mulheres empreendedoras que temos hoje. Observe que estratégias elas colocam em prática e absorva o que faz sentido para você”, afirma Martinha. “O papel dessas mulheres é muito importante porque elas se tornam referências. Nós podemos olhar para elas e dizer ‘se ela conseguiu, eu posso também’”, acrescenta a especialista.

Conheça o mercado e aprenda a lidar com o dinheiro

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Foto Rodnae Productions

Quando chegamos ao universo do empreendedorismo, a diferença de criação entre mulheres e homens se torna evidente. “Sempre fomos ensinadas a sermos donas de casa ou, no máximo, boas funcionárias. Criamos gerações de mulheres que não sabem lidar com dinheiro e, por isso, nossa preparação para iniciar um negócio muitas vezes começa da base”, diz a empresária.

De acordo com Martinha, antes de tomar qualquer ação, é preciso estudar bem o mercado em que você está entrando. Conhecer os tipos de investimentos, o nicho ideal para o seu negócio, qual seria a projeção de faturamento, entre outros dados.

“Conhecimento é poder. Ter isso em mãos é crucial não apenas para planejar seu empreendimento e evitar frustrações, mas também porque, quanto mais conhecemos o mercado, mais perdemos o medo de dar nossos avanços e tomar os riscos que sempre vão existir”, comenta.

Identifique suas prioridades

Maria Clenir Miranda dos Santos, empresária em Ribas do Rio Pardo. Foto Divulgação

É comum que mulheres tenham o dobro da jornada de trabalho de homens. Isso porque, além de sua profissão, elas lidam com os cuidados da casa e dos filhos. O resultado disso são mulheres que se sobrecarregam de afazeres com muito mais facilidade. Porém, para Martinha, isso não significa que elas precisam se privar de construir o próprio negócio, pelo contrário.

“Crie um planejamento e se organize para que, todos os dias, você possa investir tempo na sua ideia. Ou seja, identifique suas prioridades e se dedique a elas. Se hoje o foco for seu negócio, que assim seja. Independentemente do que os outros digam, você é apenas uma e não tem a obrigação de atender a expectativa de todos”, pontua.

Por Martinha Gondim – Alto Astral

Empresária e especialista em desenvolvimento pessoal.