Usar a tecnologia pode ser uma mão na roda para economizar
Estamos às vésperas do início de um novo ano letivo e, desde que as aulas voltaram ao curso normal pós-pandemia, a tradicional corrida pela compra do material escolar mobiliza pais, alunos e professores. E, com tantos gastos acumulados das datas comemorativas como o Natal e Ano Novo, além de impostos como IPVA e IPTU, fica a pergunta: vale a pena realizar as compras online para economizar tempo e dinheiro?
De acordo com dados do Procon-SP, em 2022 houve um aumento de custo de mais de 15% nos itens escolares, em comparação com o ano anterior. E, nesta temporada, o órgão de Defesa do Consumidor chegou a constatar variação de 519% em alguns itens da lista do material escolar.
“A principal dica para o consumidor é pesquisar bastante, pois esse tipo de produto costuma ter muita variação de preço”, recomenda Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, que recomenda adquirir os produtos por meio de marketplaces.
Confira algumas vantagens apontadas pelo especialista:
Facilidade na pesquisa de preço
Uma das maiores vantagens das compras online é poder pesquisar sem ter que visitar cada loja física, o que economiza tempo e esforço. Com apenas um clique, é possível visualizar uma grande variedade de opções do mesmo produto e comparar os preços.
“Existem ferramentas que facilitam a comparação de valores. Essa busca deve ser feita com pelo menos três outros portais, para que seja possível encontrar um bom negócio’’, afirma Garcia.
Fuga das papelarias lotadas
Janeiro é mês em que as lojas e papelarias recebem um maior fluxo de clientes, e, com tantas pessoas buscando pelos mesmos itens, voltar para a casa com a lista de materiais completa pode ser uma tarefa muito estressante.
‘’O ponto fonte dos marketplaces é a praticidade. Não precisar enfrentar filas e comércios lotados contribui com a experiência de compra do cliente, que pode escolher os itens com calma’’, explica Garcia.
Custo-benefício diferenciado
Marketplaces oferecem cupons de desconto e outras vantagens, a partir da quantidade de negociações que realizam durante o ano; além de oferecerem promoções especiais para o período. Isso tudo pode reduzir o preço total da compra.
“Ganhar frete grátis ou um desconto no produto desejado é excelente, por isso, recomendo que se realize as negociações através da internet. Além de não precisar sair de casa e gastar com o transporte, o cliente consegue poupar seu tempo e economizar de várias maneiras”, aconselha o diretor-executivo.
Evitar gastos desnecessários
Ao realizar compras em lojas físicas, é normal que os filhos queiram participar do momento, para escolher os materiais. Os estabelecimentos sempre estão com diversas opções de um mesmo produto, e isso acaba gerando vontade de adquirir o que é mais atrativo aos olhos das crianças, e não o que está mais em conta.
“Ao realizar as compras por marketplaces, você não gasta com coisas desnecessárias, compra somente o que é de fato necessário para o ano letivo. É possível filtrar no próprio aplicativo por itens mais baratos e que sejam indispensáveis”, finaliza.
Desvantagens das compras do material escolar no e-commerce
Contudo, há também algumas desvantagens na compra do material escolar online, que devem ser colocadas na balança na hora da escolha pela aquisição via e-commerce.
Falta de teste e observação do produto certo
Isso vale para tudo o que compramos online: nem sempre o que vemos nas fotos ou ilustrações de marketplaces conferem com o produto real. Por isso, é preciso estar sempre atento ao exato nome, tamanho, modelo e outras informações sobre o item que está comprando.
Você não está com o produto em mãos, como na loja física, para testá-lo e ver se é o que está na lista de material escolar — “ao vivo” fica mais fácil também escolher um substituto ou um produto mais adequado a cada pessoa. Portanto, fique atento às características de cada item antes de fechar a compra.
Tempo de entrega
Quando você vai para uma loja física, já sai com a sacola com todos os itens que foi buscar. É comum comprar objetos em marketplaces diferentes na web, e isso pode gerar ainda mais diferença no tempo de entrega.
É importante observar se a loja tem uma pronta-entrega e qual o prazo para a encomenda chegar no seu endereço, assim como se há a possibilidade de buscar o item no balcão de alguma unidade física. Se os itens só puderem ser transportados dentro de alguns dias, então é bom ficar de olho para que não cheguem depois do início das aulas.
Equívocos e pedidos de devolução
Assim como tudo o que compramos online, é possível que haja equívocos e pedidos de devolução, seja por conta de falhas humanas, tanto do usuário quanto dos próprios lojistas, ou do sistema. Portanto, vale lembrar que há a possibilidade de isso acontecer e você ter que se dedicar um pouco para conseguir o que pediu inicialmente.
Golpes e fraudes
Todo período em que há grande movimentação no comércio online, aumentam as incidências de fraudes e golpes. Já fizemos uma matéria somente sobre isso no Canaltech, então, vale alertar novamente os consumidores sobre “promoções imperdíveis” e a observação nos detalhes sobre a empresa e a página às quais você está visitando para efetuar a compra — vale sempre pesquisar na web se realmente são autênticas ou de procedência confiável.
Por Canal Tech