Na Câmara, coordenadora da rede Hemosul fala sobre importância da doação de sangue: ‘um ato de amor’

Marli Vavas, Coordenadora do Hemosul. Foto Izaias Medeiros

Marli Vavas, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (15), para falar sobre a importância da doação

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho, a coordenadora da rede Hemosul, Marli Vavas, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (15), para falar sobre a importância da doação. O convite foi feito pela Mesa Diretora.

“Hoje, é uma oportunidade de divulgarmos a causa e comunicarmos para a população essa necessidade de mantermos o estoque. O Hemosul não é apenas um serviço de coleta e distribuição de sangue. Atendemos 116 serviços de saúde com sangue”, apontou.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi organizado pela primeira vez em 2004. Ele é comemorado no aniversário de Karl Landsteiner, que nasceu em 14 de junho de 1868. O médico recebeu o Prêmio Nobel por sua descoberta do grupo sanguíneo ABO sistema. A data é uma das 11 campanhas oficiais globais de saúde pública marcadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde.

“Estamos para atender a população, mas, precisamos de parcerias. Hoje, é uma ótima oportunidade para divulgarmos nossa causa. Somos apenas um elo entre doador e receptor de sangue. Mas, sem essas parcerias, não chegamos a lugar nenhum”, acrescentou. “A doação deve ser um ato de amor. Até hoje, não temos substituto para o sangue. Há muitas doenças que só o sangue pode amenizar a patologia ou salvar a vida em caso de acidente, por exemplo”, finalizou.

“É importante a Câmara fazer parte dessa campanha. Doação de sangue pode salvar vidas. Temos essa obrigação como Poder Legislativo. Temos funcionários e parceiros e precisamos apoiar esta campanha. Não pode faltar sangue no Hemosul”, disse o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão.

Doação

Para doar sangue, é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 51kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.

O Hemosul fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304, no Centro de Campo Grande. Ele fica aberto das 7h às 17h, de segunda à sexta, e das 7h às 12h aos sábados. Os telefones para contato são 3312-1517 e 99298-6316 (WhatsApp).

Por Jeozadaque Garcia – CMCG