Prefeitura tem ajudado a espalhar a iniciativa e trazer os criativos para esta grande ação
Campo Grande será sede na próxima quarta-feira (27), do quinto encontro regional que está acontecendo em todo o estado para a elaboração do Plano Estadual de Economia Criativa em Mato Grosso do Sul. A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), tem ajudado a espalhar a iniciativa e trazer os criativos para esta grande ação.
Os encontros que têm sido verdadeiros fóruns de discussão e colaboração, reúnem profissionais, empreendedores e entusiastas das mais diversas áreas criativas, buscando alinhar estratégias e potencializar os recursos disponíveis para impulsionar a economia criativa em toda a região.
“Estamos sempre abertos a novas possibilidades. Para nós é muito importante enquanto Capital das Oportunidades divulgar esta ação que objetiva fortalecer as redes de colaboração entre os agentes criativos. Isso inclui o estímulo à formação de parcerias entre empresas, artistas, produtores culturais, visando à criação de oportunidades econômicas sustentáveis”, frisa a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.
Com uma visão clara de que a Economia Criativa é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável de Campo Grande, a Prefeitura está comprometida em criar um ambiente propício para o florescimento das indústrias culturais e criativas.
“A Sidagro tem trabalhado ativamente para estimular a economia criativa. Somente este ano, levamos diversos criativos para grandes feiras como a Expogrande, o Interagro, o CLC e neste último mês participamos do Festival Internacional da Carne. Além das nossas próprias iniciativas como a Festa do Queijo, a Feira Central de Anhanduí e etc. Essas ações abrem espaço para esses empreendedores promoverem suas marcas. Também realizamos diversos cursos de treinamento que vão desde a capacitação para vendas ao uso de meios digitais para qualificar esses criativos a desenvolverem cada vez melhor seus projetos”, explica o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.
Ao se consolidar o Plano Estadual de Economia Criativa em Mato Grosso do Sul, espera-se que o Estado possa se destacar ainda mais no cenário nacional e internacional como um polo de criatividade e inovação. Com a parceria da Prefeitura de Campo Grande e o comprometimento de todos os envolvidos, a Economia Criativa tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e cultural, beneficiando não apenas os criativos, mas toda a sociedade.
Para a construção do plano, serão promovidos oito encontros regionais, entre 31 de agosto e 21 de novembro, para colher propostas junto às comunidades criativas de cada cidade e região, ouvindo secretários municipais e colaboradores das áreas de Turismo, Cultura, Esportes e Meio Ambiente, artistas, artesãos, realizadores de eventos, festas tradicionais e festivais, designers, publicitários, arquitetos, professores, empreendedores, agentes, gestores e produtores criativos e outros das áreas da gastronomia, moda e tecnologia.
Serviço
O evento é organizado pela Superintendência de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, o encontro regional para a elaboração do Plano Estadual de Economia Criativa em Mato Grosso do Sul, acontecerá no dia 27 de setembro, a partir das 8 horas, no Auditório do SEBRAE, localizado na Av. Mato Grosso, 1661 – Centro.
Inscrições aqui: https://forms.gle/j66vD3D4BfiKbcCU6
Por PMCG