Entenda como ela influencia no consumo e na potência do veículo
Muito tem se falado na octanagem ou no ou índice de octano da gasolina e como isso pode influenciar no consumo e na potência do veículo. Contudo, antes de mais nada, é importante entender o que ela é, de fato.
Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, explica o que é e como ela pode melhor o desempenho do motor.
O que é octanagem
A octanagem é um número que indica a capacidade dos combustíveis de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar. Ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição. Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação e melhor o desempenho do veículo.
Por exemplo, quando é dada a partida, os pistões começam a se movimentar dentro dos cilindros, fazendo pressão no combustível que está lá. O combustível, em mistura com o ar dentro do cilindro, resiste ao máximo a essa pressão e ao aumento de temperatura até que a vela de ignição produza a centelha para sua queima, o que faz o carro se movimentar. Essa resistência é a octanagem.
“Um combustível com octanagem baixa pode causar a famosa “batida de pino”, quando acontece uma pré-ignição dentro da câmara de combustão antes da centelha da vela, aumentando a temperatura. Esse problema parece inofensivo, mas a médio e longo prazo pode causar sérios e caros danos ao pistão, cilindro e cabeçote do motor”, alerta Gilberto.
Como descobrir a octanagem do combustível
Existem dois métodos para calcular a octanagem de um combustível: o RON (Número de Octanas Pesquisa, na sigla em inglês) e o MON (Número de Octanas Motor, em inglês).
O RON observa a resistência do combustível à detonação em um motor-padrão, usados nos testes das montadoras de veículos, com compressão variável e rotação de 600 rpm.
Já o MON, faz a mediação com mistura de ar-combustível pré-aquecida no cilindro de combustão, ponto de ignição variável e velocidade do motor de 900 rpm.
No Brasil, o índice usado para quantificar a octanagem de um combustível é o RON. As distribuidoras idôneas oferecem produtos dentro das especificações ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Hoje, a gasolina comum e a gasolina aditivada vendidas no País devem ter no mínimo 92 octanas RON (com 93 RON a partir de 01/01/2022).
Gasolina de alta octanagem
Veículos com motores de alto desempenho, como os esportivos de luxo, por terem maior potência, precisam de combustíveis com maior octanagem. Para estes carros, o indicado é abastecer com gasolina premium.
“Segundo a ANP, as gasolinas de alta octanagem devem possuir um mínimo de 97 RON. Abastecer o veículo com octanagens muito acima disso não traz ganho de potência para o motor”, explica Gilberto.
“Mesmo os motores de baixa cilindrada ou flex podem ser abastecidos com combustível de alta octanagem. O impacto, porém, é mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho”, acrescenta Gilberto.
Octanagem ou aditivados
Combustíveis premium e aditivados possuem detergentes dispersantes que ajudam a limpar o motor de resíduos, protegem e lubrificam as partes internas para se movimentarem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia.
Além dos benefícios a médio e longo prazo para a saúde do motor, as distribuidoras contam com os aditivos para ajudar a melhorar ainda mais a performance dos veículos.
“Abastecer frequentemente com combustíveis aditivados evita o acúmulo de partículas que prejudicam o desempenho do motor, principalmente a médio e longo prazo”, conclui Gilberto.
A diferença entre os combustíveis premium e aditivados é a octanagem. Enquanto os combustíveis aditivados têm o mesmo índice de octanas que os combustíveis comuns (no mínimo 92 octanas RON para a gasolina), os premium tem uma octanagem superior.
Por Garagem 360