Clássico da Semana

Reds

O jornalista americano John Reed viaja à Rússia para documentar sobre a Revolução Boleshevik e retorna um revolucionário. Seu fervor pela política de esquerda o leva a Louise Bryant, então casada, que se tornará um ícone feminista e ativista. Em casa, as diferenças políticas entre os ideais de Reed e a realidade causam problemas. Bryant sai com um cínico dramaturgo e Reed retorna à Rússia, onde sua saúde piora.
Reds é o filme da vida de Warren Beatty, como ator e principalmente como diretor, se destacou para o mundo pela coragem de investir num projeto tão polêmico para a época num EUA que ainda respirava a guerra fria e suas versões calculadas e exposta a um público que “acredita” nas mentiras da “América” acima de qualquer coisa.


Não economizou no elenco, Com a “frugal” e maravilhosa Daine Keaton, Beatty, traz para o filme, o peso pesado Jack Nicholson e os experientes Edward Herrmann e Maureen Stapleton, que lhe rendeu 12 indicações ao Oscar tendo conseguido três delas.
Reds é a prova de que a arte pode, deve e conta a história, longe de ser no formato “maquiavélico” – quem ganha a guerra conta a história – mas num formato mais voltado a interpretação de quem a vê.