Jardinagem 20/21

As principais tendências de jardinagem de 2020 e o que esperar de 2021

As pesquisas no Google não mentem: investir em jardinagem foi algo que a pandemia trouxe para aqueles que procuraram outros hobbies para ter enquanto estavam em casa. De acordo com o buscador, as pesquisas sobre o tópico aumentaram em 39% com relação ao ano passado no mesmo período. Os dados mostram que as pessoas estão cada vez mais interessadas em tópicos que envolvam a jardinagem urbana, zen e também focada na sustentabilidade.

Foto Vera Cho

Com o objetivo de entender essa tendência, especialistas de um blog chamado “Love the Garden” analisaram quais hashtags sobre o tema têm ficado em alta nas redes sociais. As três mais usadas foram “jardinagem em varanda” (#balconygardening), “jardim selvagem” (#wildgarden) e #insideoutside, que busca técnicas para deixar espaços internos com ares de espaços externos, além de também ser um serviço de streaming sobre jardinagem.

As pesquisas por jardinagem na varanda são compreensíveis: passando mais tempo em casa e evitando ir ao mercado, muita gente deve ter pensado na possibilidade de cultivar sua própria hortinha dentro de casa, mesmo que em espaços pequenos. A segunda hashtag indica um desejo por cultivar uma vegetação, mas sem domar a natureza. Já a terceira e última fala sobre a vontade de transformar ambientes “duros” em locais mais arejados, com mais verde e em conexão com a natureza.

#wildgarden

Outros termos muito buscados foram “jardim pequeno” (#tinygarden) e “jardinagem de canteiro elevado” (#raisedbedgarden). Esse segundo refere-se à técnica em que os solos estão localizados no alto, em estruturas feitas de madeira, tijolo, concreto ou outros materiais. Nesse caso, a construção do própria espaço para implementar a técnica se mostra como um segundo hobby associado à jardinagem. Outros termos procurados incluíam “permacultura” (#permaculturegarden), técnica que leva em consideração a ação da natureza como um todo. Um braço mais holístico da jardinagem.

#WhiteGarden

Outra tendência apresentada foi “jardim branco” (#whitegarden), que procura criar um ambiente com uma paleta mais clara e relaxante, seja por meio da decoração do espaço ou por meio da própria coloração das flores.

A arte de cultivar no peitoril da janela também esteve entre os termos mais buscados (#windowsillgarden). Para quem mora em apartamentos sem varanda, qualquer espaço que receba uma boa dose de luz do sol pode ser propício para começar um pequeno jardim.

Fonte Hypeness