O que é terapia de ventosa?

Medicina Tradicional Chinesa: ventosaterapia

Método que visa tratar doenças causando uma congestão local por meio de um vácuo que é criado entre a ventosa e a pele. As ventosas podem ser de acrílico, vidro, silicone ou mecânicas.

Liberando o bloqueio de Qi (energia) e Xue (sangue) a saúde geral melhora. Alivia a dor, trata a doença e relaxa.

É um tratamento natural e seguro, ideal para expelir as toxinas e o sangue residual do organismo. Fortalece o metabolismo promovendo imensa melhora na constituição orgânica.

Os diversos formatos de ventosas

Copo de acrílico: o copo é posicionado na pele e com uma pistola de sucção o ar é retirado do interior do copo sugando a pele;

Copo de silicone: o copo será apertado com os dedos e depois posicionado no local a ser tratado. O vácuo criado irá sugar a pele;

Copo de vidro: uma chama é ascesa no interior do copo e a seguir o copo é colocado na pele. O vácuo se forma quando o oxigênio de dentro do copo é consumido pelo fogo e a pele é sugada;

Copo mecânico: as ventosas são posicionadas no local a ser tratado. O aparelho será ligado na força de vácuo necessária. Aos poucos a pele vai sendo sugada e a ventosa fica presa na pele.

Ventosa de vidro

Ventosaterapia associada a outras técnicas

Sangria e ventosa: é possível efetuar uma sangria no local afetado e logo após posicionar a ventosa.

Agulha e ventosa: é possível inserir uma agulha de acupuntura no ponto correto e logo após posicionar a ventosa.

Eficácia da terapia de ventosa

Purificação do sangue: a ventosa ajuda a expelir o sangue estagnado. Filtra o sangue doente promovendo a regeneração sanguínea. Dinamiza a troca gasosa nos tecidos da epiderme estimulando a oxigenação cutânea. O sangue purificado é fonte de nutrientes para as células estimulando os nervos para maior produção de hormônios que fortalecem o metabolismo.

Indicações

Dor muscular, AVC, paralisia, artrose, reumatismo, dor abdominal, dor de estômago, arteriosclerose, intoxicação por substâncias químicas (medicamentos), cefaléia, fadiga, hipertensão arterial, tosse, asma, obesidade, gordura localizada, celulite, prisão de ventre.

A pele pode ficar marcada?

Sim. Poderão aparecer marcas roxas ou avermelhadas no local da aplicação de acordo com o grau de estagnação. Algumas pessoas não apresentam marcas após a aplicação. Depende também da sensibilidade capilar de cada um. Quanto maior a estagnação, mais escura será a marca. A marca desaparece em 3 dias mais ou menos. Quanto mais clara, mais saudável.

Aqui no Espaço Verônica Lisboa você pode usufruir de tratamentos para dores agudas ou crônicas com ventosas.

O tratamento com ventosas para celulite e gordura localizada também é muito eficaz com excelentes resultados.

Até a próxima semana com mais dicas de como cuidar melhor da sua saúde.