Quando alguém toca nossos pés, nos sentimos confortados.
Os pés possuem terminações nervosas, carregam nosso peso, sofrem constante pressão dos sapatos…Precisamos cuidar deles com carinho.
Além de massagear, precisamos hidratá-los constantemente e uma vez por semana, utilizar máscara própria.
Se possuir problemas nas unhas, procure um podólogo. Este profissional está capacitado para tratar quaisquer problemas com segurança.
Reflexologia
Introdução à Reflexologia
A Reflexologia é uma técnica milenar oriental, também conhecida como Massagem de Compressão ou Terapia dos Pontos de Pressão.
É uma técnica que utiliza pressão e massagem nas zonas onde estão os pontos terminais dos nervos e que estão ligados diretamente a um órgão ou a alguma parte do corpo.
A Reflexologia Podal (pés) é o tipo de reflexologia mais utilizada e tem como objetivo equilibrar a energia do corpo; auxiliar no tratamento de doenças tanto físicas como emocionais e promover relaxamento profundo.
Não possui contraindicações nem efeitos colaterais.
O que é Reflexologia
É a pressão feita com os polegares nos pontos reflexos dos pés. Também possuímos pontos reflexos nas mãos e nas orelhas. Hoje iremos abordar apenas a reflexologia podal.
Promove intenso relaxamento e equilibra a energia do corpo, melhorando as condições do organismo e o sistema imunológico.
Já sabemos que as dores e as doenças são causadas pelo desequilíbrio do corpo.
É necessário estudar para saber os pontos reflexos detalhadamente e fazer um diagnóstico, um tratamento. É muito eficaz.
Hoje mostrarei uma forma de relaxar o corpo todo apenas com massagem e pressão dos polegares nos pés. Uma automasssagem relaxante, equilibrante e revigorante.
Segue abaixo o mapa dos pés para dar uma ideia da localização de cada parte do corpo representada e a área a ser manipulada. Devemos notar, que existe diferença de um pé para o outro, devido a localização dos órgãos.
Ao observar o mapa dos pés, podemos perceber que a parte superior do pé (dedos e parte superior das almofadas) é referente a cabeça e ao pescoço (cérebro, têmporas, glândula pineal, hipófise, olhos, nariz, orelha, tireóide, seios da face, pescoço, coluna cervical).
Dividindo o pé em três partes horizontais, parte superior abaixo dos dedos, parte medial e parte inferior, podemos observar:
A parte superior abaixo dos dedos, é referente a parte superior do nosso corpo (coração, pulmões, brônquios, esôfago, diafragma, coluna dorsal, plexo solar).
A parte medial é referente ao centro do nosso corpo (estômago, fígado, vesícula biliar, glândulas supra-renais, rins, pâncreas, baço, intestinos).
A parte inferior é referente a área do baixo ventre e pélvica (bexiga, coluna lombar, cóccix, nervo ciático, ovários, testículos, útero, ureter).
Automassagem nas zonas reflexas
Sente-se de maneira confortável e cruze a perna direita sobre a esquerda. Caso não consiga, sente-se em uma cadeira, posicione outra cadeira em sua frente, coloque a perna direita sobre ela com a planta do pé virada para cima e incline-se sobre ele. Depois, repita os movimentos no outro pé.
Pegue o pé generosamente utilizando as duas mãos. Utilize os polegares para massagear e fazer pressão. Inicie pelos dedos do pé. Depois, faça a divisão do pé em três partes verticais e três partes horizontais. Alterne com pressão dos polegares e deslizamento.
Ao terminar, sentirá que todo o corpo foi massageado: cabeça, órgãos internos, músculos…aliviando tensões, melhorando o sono, o estresse e dor de cabeça.
A reflexologia é muito utilizada por ser de fácil aplicação.
Caso queira resultados mais eficazes para casos específicos, procure um profissional em reflexologia.
Até a próxima semana.