Quem não gosta de uma massagem nos pés?

Quando alguém toca nossos pés, nos sentimos confortados.

Os pés possuem terminações nervosas, carregam nosso peso, sofrem constante pressão dos sapatos…Precisamos cuidar deles com carinho.

Além de massagear, precisamos hidratá-los constantemente e uma vez por semana, utilizar máscara própria.

Se possuir problemas nas unhas, procure um podólogo. Este profissional está capacitado para tratar quaisquer problemas com segurança.

Reflexologia

Introdução à Reflexologia

A Reflexologia é uma técnica milenar oriental, também conhecida como Massagem de Compressão ou Terapia dos Pontos de Pressão.

É uma técnica que utiliza pressão e massagem nas zonas onde estão os pontos terminais dos nervos e que estão ligados diretamente a um órgão ou a alguma parte do corpo.

A Reflexologia Podal (pés) é o tipo de reflexologia mais utilizada e tem como objetivo equilibrar a energia do corpo; auxiliar no tratamento de doenças tanto físicas como emocionais e promover relaxamento profundo.

Não possui contraindicações nem efeitos colaterais.

O que é Reflexologia

É a pressão feita com os polegares nos pontos reflexos dos pés. Também possuímos pontos reflexos nas mãos e nas orelhas. Hoje iremos abordar apenas a reflexologia podal.

Promove intenso relaxamento e equilibra a energia do corpo, melhorando as condições do organismo e o sistema imunológico.

Já sabemos que as dores e as doenças são causadas pelo desequilíbrio do corpo.

É necessário estudar para saber os pontos reflexos detalhadamente e fazer um diagnóstico, um tratamento. É muito eficaz.

Hoje mostrarei uma forma de relaxar o corpo todo apenas com massagem e pressão dos polegares nos pés. Uma automasssagem relaxante, equilibrante e revigorante.

Segue abaixo o mapa dos pés para dar uma ideia da localização de cada parte do corpo representada e a área a ser manipulada. Devemos notar, que existe diferença de um pé para o outro, devido a localização dos órgãos.

Ao observar o mapa dos pés, podemos perceber que a parte superior do pé (dedos e parte superior das almofadas) é referente a cabeça e ao pescoço (cérebro, têmporas, glândula pineal, hipófise, olhos, nariz, orelha, tireóide, seios da face, pescoço, coluna cervical).

Dividindo o pé em três partes horizontais, parte superior abaixo dos dedos, parte medial e parte inferior, podemos observar:

A parte superior abaixo dos dedos, é referente a parte superior do nosso corpo (coração, pulmões, brônquios, esôfago, diafragma, coluna dorsal, plexo solar).

A parte medial é referente ao centro do nosso corpo (estômago, fígado, vesícula biliar, glândulas supra-renais, rins, pâncreas, baço, intestinos).

A parte inferior é referente a área do baixo ventre e pélvica (bexiga, coluna lombar, cóccix, nervo ciático, ovários, testículos, útero, ureter).

Automassagem nas zonas reflexas

Sente-se de maneira confortável e cruze a perna direita sobre a esquerda. Caso não consiga, sente-se em uma cadeira, posicione outra cadeira em sua frente, coloque a perna direita sobre ela com a planta do pé virada para cima e incline-se sobre ele. Depois, repita os movimentos no outro pé.

Pegue o pé generosamente utilizando as duas mãos. Utilize os polegares para massagear e fazer pressão. Inicie pelos dedos do pé. Depois, faça a divisão do pé em três partes verticais e três partes horizontais. Alterne com pressão dos polegares e deslizamento.

Ao terminar, sentirá que todo o corpo foi massageado: cabeça, órgãos internos, músculos…aliviando tensões, melhorando o sono, o estresse e dor de cabeça.

A reflexologia é muito utilizada por ser de fácil aplicação.

Caso queira resultados mais eficazes para casos específicos, procure um profissional em reflexologia.

Até a próxima semana.