Aloe Vera

Aloe Vera (Babosa)A Aloe Vera, também conhecida como Babosa, é uma planta exótica, medicinal, muito popular e utilizada há muito tempo, conhecida por sua característica gelatinosa devido ao gel encontrado no interior de suas folhas. É muito utilizada em cosméticos.

A babosa é composta por 95% de água, possui princípios-ativos benéficos, como o Aloeferon que atua na multiplicação celular e acelera a cicatrização e a Antraquinona que tem ação antisséptica. Ela tem uma ação nutritiva, antiinflamatória e regeneradora, favorecendo o processo de cicatrização de feridas e eliminando radicais livres.

Colhendo o gel de Aloe Vera

As folhas de aloe vera (babosa) contêm um gel transparente. Este gel é calmante, útil para tratar queimaduras e ressecamentos da pele. Use-o fresco, recém-colhido, porque é instável e perde logo a consistência. Se for guardar, coloque na geladeira por no máximo, dois dias. Se estiver esverdeado, descarte-o.

1 – Corte uma folha grande e sadia perto da base.

2 – Após o corte da folha, um líquido amarelado e amargo que se chama Aloína, irá escorrer. Ele está localizado entre a parte dura e o gel transparente da folha. Possui propriedades laxantes e irritantes. Deixe escorrer o máximo possível.

A Aloína não deve ser utilizada para ingestão e uso cosmético.

3 – Com cuidado, faça um corte longitudinal no centro da folha. Abra delicadamente os dois lados do corte. Depois, use uma colher para raspar o gel transparente do centro da folha e coloque-o numa tigela.

Para a conservação do gel, o ideal é guardá-lo na geladeira.

Indicações para o uso de cosméticos com gel de Aloe Vera:

  • Pele: Hidratação, acne, rugas, cortes, picadas, irritações, queimaduras.
  • Cabelo: Para o crescimento e hidratação dos fios.
  • Digestão: Para constipação, auxílio no tratamento de gastrite e câncer.
  • Colesterol: Possui substâncias com ação antioxidante, que podem neutralizar a ação dos radicais livres e reduzir o acúmulo de gordura nas artérias.

Além desses benefícios, o gel de Aloe Vera também é capaz de fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no tratamento do câncer. Pode ser utilizado em forma de suco e preparado de forma caseira, ou adquirido de forma industrializada nos hipermercados, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

O suco pode ser feito facilmente em casa, sendo recomendado meio copo do suco, 01 a 02 vezes por dia.

Ingredientes

  • 100 g da polpa de Aloe Vera;
  • 1 litro de água ou suco de laranja;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

Para preparar o suco, basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que fique homogêneo. É recomendado que esse suco seja consumido apenas 01 a 02 vezes por dia, uma vez que quantidades superiores podem levar à irritação da mucosa intestinal.

O gel pode ser adicionado a cremes, shampoos e máscaras para pele e cabelos.

Seja o primeiro a comentar em "Aloe Vera"

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.