Qual escolher?

Tire suas dúvidas antes de tomar a decisão

Gente, o soundbar e o home theater são dois eletrônicos bem legais pra quem quer ter uma ótima qualidade de som na TV. Agora, como tem diferenças importantes entre esses equipamentos, vale a pena conferir alguns detalhes antes de escolher o melhor pra você. Vem comigo!

O que é home theater?

O home theater é um conjunto que pode variar de 2 a 9 caixinhas de som, como o receiver, além de DVD Player, Blu-ray e subwoofer, que é o item que toca as batidas mais graves.

O legal é que esse tipo vem com qualidade surround, ou seja, rodeia o som por toda a sala e faz você se sentir dentro da cena do filme, série e novela. Legal, né?! Por isso, precisa colocar os equipamentos espalhados pelo cômodo, combinado?

Como escolher o home theater?


Na descrição do home theater dá pra ver um número, por exemplo 5.1. O primeiro quer dizer a quantidade de auto-falantes do sistema e o segundo significa quantos subwoofers têm.

Daí, se quiser fazer parecer que tá no cinema, vale investir num equipamento com mais itens, como as caixinhas frontal e traseira.

Conhecendo o soundbar

Já o soundbar é básico e bem compacto, viu? Pode vir sozinho ou com um subwoofer e costuma ser conectado na TV por Bluetooth, uma tecnologia que nem precisa de fios.

Gostei!

Mas nesse caso é bom prestar atenção nas saídas do seu televisor, tá? Isso porque alguns modelos mais antigos vêm sem esse tipo de conexão.

Tipos de soundbar

Olha, dá pra achar tipos de soundbar que são ligados na tomada e outras que funcionam com bateria, tá? Pra esses modelos precisa carregar antes de usar. E a bateria dura por cerca de 10 horas! Assim você consegue ouvir músicas e assistir a filmes e séries sem se preocupar.

Além disso, os alto-falantes são bastante potentes e vêm dentro do equipamento com formato de barra, ótimo pra colocar no rack, parede ou embaixo da TV.

Como escolher o aparelho pra sala

Olha, pra decidir qual aparelho de som é o melhor pra você, primeiro você precisa checar onde vai instalar ele, combinado?

Como o home theater com mais de 3 caixinhas, precisa ficar com os equipamentos espalhados pelo cômodo, o ideal é colocar esses acessórios do lado do sofá ou poltrona, uma no centro do rack ou estante, e as restantes junto da TV.

Mas se o espaço da sala for menor do que 20 metros quadrados, o soundbar é a melhor opção! O legal é que fica boa tanto na frente ou atrás de onde as pessoas vão se sentar pra assistir.

Alguns modelos de soundbar também vêm com duas caixinhas extras, deixando o som bem potente. Esse tipo é o ideal pra quem quer um efeito surround, mas precisa de um auto-falante mais compacto que o home theater.

Ah, e outra dica é investir num equipamento da mesma marca da sua TV. Assim as conexões ficam fáceis, já que são feitos pra serem usados juntos. Legal, né?

Foto Magalu