Pensando grande

Dê mais amplitude para sua casa com essas ideias

A falta de espaço em casa está te deixando agoniado? Não se preocupe, nós temos a solução! Com os imóveis se tornando cada vez menores, principalmente nas grandes cidades, é natural que muitas pessoas se sintam apertadas dentro de determinados ambientes onde faltam alguns metros quadrados. A boa notícia é que existem algumas estratégias simples para proporcionar mais amplitude aos cômodos pequenos, sem precisar de quebra-quebra ou de altos investimentos.

Confira ao longo desse texto elaborado em parceria com a Plataforma Habitissimo algumas ideias simples para fazer com que a sua caixinha de fósforos pareça uma verdadeira mansão!

Foto Habitissimo

Espelho, espelho meu

Os espelhos são velhos queridinhos dos arquitetos e decoradores quando o objetivo é criar a sensação de um espaço maior. Isso porque eles refletem a imagem do ambiente e trazem uma ideia de continuidade, além de valorizarem a iluminação tanto natural quanto artificial do cômodo.

A dica principal é apostar em espelhos grandes, de preferência que ocupem toda a parede, pois assim a sensação de amplitude será potencializada.

Clareza é tudo

Quanto mais claros forem os tons usados nas paredes e na decoração dos ambientes pequenos, mais amplos eles irão parecer. Esse efeito acontece pois as cores claras refletem melhor a luz, fazendo com que os cômodos pareçam maiores. Mas isso não significa que você precisa deixar tudo branco em casa para que ela se torne mais ampla.

Foto Habitissimo

O ideal é apostar nas cores claras para as superfícies mais extensas, como pisos, teto e paredes, deixando um pouco de colorido para os detalhes da decoração, como quadros, almofadas, mantas, etc. Outra dica interessante que vale para banheiros e cozinhas pequenas é investir nos revestimentos de cerâmica para esses locais, pois eles refletem bem a luminosidade e aumentam a sensação de amplitude.

Xô, paredes!

Dizer adeus ao excesso de paredes é uma das melhores formas de tornar os cômodos da casa mais amplos. Embora nesse caso seja necessário um pouco de quebra-quebra e a avaliação de um engenheiro ou arquiteto antes de retirar qualquer parede, o resultado certamente valerá a pena.

Foto Habitissimo

Para preservar uma certa privacidade entre os ambientes, sem abrir mão da integração, a dica é apostar em divisórias vazadas ou de vidro, que separam os espaços de uma forma mais leve.

Integração no piso

Outro detalhe que pode fazer toda a diferença para quem busca mais amplitude em casa é investir em um único piso para diferentes ambientes, sem muitas emendas ou recortes. Os revestimentos contínuos, como por exemplo o porcelanato e o cimento queimado, são ótimas opções para obter a sensação de espaços mais amplos e integrados, e o melhor é que eles também podem ser usados em áreas úmidas, como cozinha e banheiro.

Foto Habitissimo

Portas que ampliam

Temos que concordar que as portas tradicionais ocupam muito espaço ao abrir e fechar, não é mesmo? Por isso, se o seu objetivo é ganhar alguns centímetros e fazer com que sua casa pareça maior, o ideal é investir nas portas de correr que aumentam a área de circulação nos ambientes. Elas podem ficar coladas na parede ou até mesmo dentro delas quando estão abertas, e a dica para conquistar um efeito de amplitude ainda maior é deixar a porta de correr no mesmo tom da parede, pois assim ela ficará camuflada no cômodo.

Foto Habitissimo

Vidro nunca é demais

O vidro é um material leve e versátil, que pode ser usado como um grande aliado para quem está tentando conquistar mais amplitude em casa. Uma dica interessante é utilizá-lo no acabamento dos móveis, como armários de cozinha, mesas, cadeiras e bancadas, trazendo a sensação de profundidade para esses itens. O ideal é sempre optar pelo vidro transparente ou semitransparente quando o objetivo for trazer mais amplitude, pois esses tons não comprometem a iluminação do ambiente.

Foto Habitissimo

Me engana que eu gosto

Existem algumas estratégias de ilusão de ótica que também contribuem para que os espaços pareçam maiores. As listras verticais, por exemplo, trazem a sensação de um pé direito mais alto, enquanto as listras horizontais fazem com que ele pareça mais largo. Vale destacar que quanto mais estreitas forem as listras, mais intenso será o efeito provocado por elas.

Por Ana do Viva Decora