Cursos de graça

Microsoft vai capacitar 100 mil mulheres em tecnologia

Por mais que já não seja novidade ver as mulheres no mercado de trabalho, alguns setores ainda são tradicionalmente masculinos. A área de tecnologia é um desses setores. Segundo um levantamento do programa YouthSpark (um projeto de aprendizado e inclusão digital da Microsoft), no Brasil, 18% dos graduados em ciência da computação e 25% dos empregados em TI são do sexo feminino.

Além disso, dados de um outro levantamento, desta vez da empresa de recrutamento Revelo, as profissionais mulheres ainda recebem menos que os seus colegas homens – a diferença salarial é de 23,4%.

young woman surfing internet on laptop in cafeteria
Foto Anna Shvets

Pensando em mudar esse cenário, e também aproveitar para ampliar o uso do Microsoft Azure (um software para executar aplicativos e outros serviços, funcionando como sistema de nuvem), a Microsoft e a comunidade WoMakersCode lançaram cinco cursos online gratuitos para capacitar 100 mil mulheres para atuar no mercado de tecnologia. 

Os cursos são nas áreas de Computação em Nuvem, Infraestrutura, Segurança da Informação, DevOps, Desenvolvimento e Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Eles ficarão disponíveis até o mês de novembro.

As inscrições estão disponíveis na plataforma MaisMulheres.Tech e as interessadas podem se registrar para uma ou mais trilhas de aprendizado. Com duração entre 4h e 8h, todos os cursos serão ministrados por mulheres e garantem às participantes certificado de conclusão.

Veja os cursos disponíveis:

Introdução a Cloud Computing: as alunas vão aprender os fundamentos de computação em nuvem com foco nos principais serviços do Microsoft Azure.

Introdução a Serverless com Node.js e GitHub: ensina a desenvolver aplicações em Serverless (que é um modelo de execução de computação em nuvem), utilizando os softwares Node.js, Azure Functions, Static Web Apps e GitHub Actions.

Segurança em Cloud Computing: o curso aborda os principais controles de segurança disponíveis em Azure.

Ferramentas de DevOps: o curso ensina sobre conceitos e práticas de DevOps, por meio de explicações e exemplos em plataformas como Azure DevOps e GitHub. O conteúdo abrange desde o planejamento e uso de metodologia ágil com Azure Boards, até a implementação para desenvolvimento mobile com App Center, testes automatizados no Azure Pipelines, CI/CD com Azure Data Factory, entre outros. 

Cloud Developer: as alunas vão explorar recursos, soluções do Azure relacionadas a diversos cenários e arquiteturas em desenvolvimento de aplicações.

Por Você S/A