Jardim de inverno: um espaço aconchegante na sua casa

Algumas inspirações para deixar sua casa mais verde

O jardim de inverno surgiu nos países onde o inverno é mais rigoroso e impede o cultivo de plantas nos jardins tradicionais. Geralmente, esses jardins são montados em algum espaço vazio da casa ou em um cômodo específico. Assim, é possível desfrutar da beleza dos jardins mesmo nas temperaturas mais baixas.

Entretanto, o jardim de inverno se tornou tendência ao redor do mundo, até mesmo nos países de clima mais ameno ou tropical, como o Brasil. Desse modo, não há impedimentos em construir um jardim de inverno em um país tropical. Assim, neste artigo falaremos sobre como montar seu jardim.

Como fazer um jardim de inverno?

Foto Freepik

A estrutura do jardim de inverno tem as laterais fechadas e uma abertura no teto. Se na sua casa não há um local com abertura no teto para receber iluminação natural, o ideal é fazer esta abertura. Contudo, se uma reforma está fora dos planos, opte por instalar o jardim de inverno na sua varanda ou em sacadas fechadas com vidro, pois o jardim precisa receber luz natural. Enfim, agora que você já escolheu o local para fazer seu jardim, precisa decidir quais plantas melhor se adaptam a esta estrutura. Portanto, as plantas ideais para o jardim de inverno subdividem-se em 3 grupos.

Plantas para sol

São plantas que não necessitam de irrigação constante. São bons exemplos: cactos e suculentas, pois acumulam líquido nas folhas e gostam de sol para se manterem sempre bonitas. Finalmente, são plantas mais fáceis de cuidar, mas, ainda assim, precisam de atenção e uma certa quantidade de água. Alguns exemplos são: jade, dedinho-de-moça e flor da fortuna.

Plantas para meia sombra

Elas são as ideais para jardins de inverno por não receberem luz solar durante todo o dia. Este tipo de planta necessita de mais atenção quanto à rega. Dessa forma, atente-se às espécies que escolherá e as regue à medida da necessidade de cada uma. Exemplos: samambaia, orquídeas e espada de São Jorge.

Plantas para sombra

São plantas que sobrevivem muito bem sem a incidência de luz. Portanto, se encaixam perfeitamente para jardins que não recebem luz. Alguns exemplos: jiboia, lírio-da-paz e antúrio.

Os jardins de inverno tornam o ambiente mais sofisticado e elegante, além do mais, refrescam a casa, trazem sensação de relaxamento e conforto. Nos dias de calor, então, servem para umedecer o ar da casa. Se você ainda não decidiu onde vai montar seu jardim de inverno, temos algumas inspirações. Mas lembre-se de que na maioria das vezes, o jardim de inverno precisa de um profissional para ser feito.

Principais tipos de jardim de inverno

Abertos, sem parede e sem cobertura

Estes jardins se integram ao ambiente, ou seja, não há um espaço determinado para o jardim. Quando se trata dos jardins de inverno sem cobertura, na maioria das vezes, eles ficam em áreas externas, portanto as plantas devem ser resistentes à chuva e ao sol.

Jardins pequenos com pouco espaço

Estes são jardins para quem não dispõe de muito espaço. O jardim de inverno pequeno pode ser feito verticalmente e sem ocupar muito espaço, mas deixa o ambiente diferenciado. As plantas devem ser escolhidas de acordo com o local onde este pequeno jardim ficará.

Jardim de inverno na sala

Foto Freepik

Podem ser cobertos ou parcialmente cobertos. Trazem sofisticação à sala e contribuem com a decoração do ambiente. Além de deixar uma sensação de harmonia e relaxamento.

Jardim na cozinha

Foto Freepik

Jardins de inverno ficam lindos nas cozinhas, mas o projeto precisa combinar a estrutura com o ambiente. Melhora a ventilação do cômodo e agrega valor ao local.

Jardim de inverno no quarto

Foto Freepik

Imagina acordar e estar rodeado por plantas? Pois bem, o jardim de inverno te ajuda a ter este prazer. Pode ser feito em um pequeno espaço e trazer muitos benefícios ao quarto.

Jardim no ofurô

Foto Lugar Certo

Se você tem um ofurô em casa e quer ter a sensação de SPA, o jardim é perfeito para isso. Pode ocupar pouco espaço, mas aumenta as sensações de aconchego e relaxamento.

Jardim embaixo da escada

Foto Freepik

Muitas vezes este espaço fica ocioso, portanto, montar um jardim dará cara nova ao local. Utilize pedras e modifique a parede, escolha as melhores plantas para o lugar e tenha um toque de frescor e beleza na sua casa.

Concluindo, o jardim de inverno traz a natureza para dentro da sua casa, apartamento ou escritório.

Agora, conheça melhor o portal Lugar Certo e veja dicas para facilitar o seu dia a dia, organização e muito mais. Aproveite e leia também a matéria sobre “Como fazer um jardim vertical”.

Por Lugar Certo