Dia do jornalista

Hoje, 7 de abril, é o dia do Jornalista. E nesse nosso dia, me permito uma reflexão importante.

Antes da pandemia da COVID, já tínhamos sido contaminados com a pandemia das FAKE NEWS, sem nos darmos conta. A velocidade e a capacidade de disseminação dessa praga internacional, não só destruiria reputações, mas acabaria também com empresas, empregos, e com a credibilidade de uma instituição que é um dos pilares na manutenção de uma democracia saudável.

O jornalismo não pode estar a serviço da política, nem do capital. Tem que estar sempre a serviço da informação real e isenta. Só um jornalismo eticamente focado na informação verdadeira, com a fiscalização e as denuncias necessárias, pode proteger e fortalecer a democracia brasileira. E os resultados do enfraquecimento e desmoralização do jornalismo profissional tem sido devastadores, não só para e economia e para os jornalistas, mas para a sociedade como um todo, que fica desprotegida e vulnerável.

É lamentável que as FAKE NEWS tenham colaborado também decisivamente para a situação política atual, vergonhosa e criminosa, onde os negacionistas no poder seguem impunimente patrocinando a crise sanitária catastrófica provocada pela COVID, aprofundando, inacreditavelmente, a maior tragédia vivida pelo nosso país, sem nenhuma reação das instituições, e tão pouco da sociedade civil, que segue adoecida pela contaminação simultânea do vírus das FAKES NEWS.

Tenho certeza que o momento do “basta” está próximo, e as lições dessa tragédia nos balizarão para uma recuperação mais rápida, reformatada e segura. Vamos superar isso tudo.
Viva o Jornalismo profissional. Viva o Jornalista.

vivaojornalismo #vivaojornalista #diadojornalista #jornalismolivre #democracia #digitalpainting #photoshop #arte #artist #work #handmade #politicalcartoon #chargepolitica #iquecartoonist