Aprendendo desde muito cedo

little kid putting sand in toy car using little shovel
Foto Allan Mas

Dicas para que as crianças respeitem mais a natureza e o meio ambiente

Ensinar crianças sobre o respeito à natureza desde cedo é o primeiro passo para que os pequenos cresçam como adultos mais conscientes da importância de preservar o planeta e viver em comunidade. Geralmente esse primeiro contato com a sustentabilidade acontece ainda na escola, mas é essencial que pais e responsáveis também exerçam a consciência ecológica dentro de casa e por meio da própria rotina.

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e também para que se possa investir em um dia a dia mais sustentável com os pequenos, reunimos algumas dicas práticas que vão ajudar você – e os seus filhos – a reconheceram a importância de preservar a fauna e a flora.

1. Permita que as crianças tenham contato com diferentes tipos de animais

girl holding black rabbit
Foto Anastasiya Gepp

A grande maioria das crianças tem algum apreço por animais, seja por influência de desenhos e filmes, seja pela convivência com um bichinho de estimação desde cedo dentro de casa. Se você é um amante dos animais, melhor ainda: conte para os pequenos fatos curiosos sobre diferentes bichos, permita que ele interaja com aqueles que não representam nenhum tipo de perigo e, por que não, adote um animalzinho para que a criança saiba sobre cuidados básicos com um pet ainda na infância.

Levá-las para passeios em fazendinhas, parques ecológicos e para conhecer projetos e ONGs que atuam na preservação da fauna também costuma funcionar bastante.

2. Ensine-os sobre a importância da reciclagem

ethnic mother and daughter putting limes in reusable bag
Foto Kamaji Ogino

Se você ainda não tem o hábito de reciclar e separar o lixo na sua casa, aproveite a oportunidade para começar um novo hábito mais sustentável. Comece pelo básico, ensinando os pequenos sobre a separação dos materiais e sobre o fato de que eles devem ser descartados em recipientes diferentes – se vir a criança jogando lixo no chão, lembre-se de explicar qual o problema nisso.

Usar a clássica técnica das lixeiras de cores diferentes pode ser uma mão na roda, assim como recorrer a desenhos e episódios de programas infantis que explorem a temática da reciclagem (são diversos!). Embora no começo o processo possa parecer complicado ou cansativo, no fim das contas é um ato que já muda bastante a rotina em prol do meio ambiente.

person in yellow long sleeve shirt holding brown round fruit
Foto Cottonbro

3. Monte a sua própria horta

Se engana quem pensa que, para ter uma horta em casa, é necessário um grande espaço. Se você o possuir, ótimo, mas vale dizer que atualmente existem hortinhas prontas ou vasinhos de temperos e vegetais pequenos já plantados perfeitos para quem mora em apartamento, por exemplo.

É bem provável que, ao começar sua própria horta, a criança fique fascinada ao ver o desenvolvimento dos alimentos dia após dia, o que pode despertar um interesse em cuidados com plantas no futuro. No mais, literalmente comer o que se planta é um jeito de estimular a criança a ampliar o cardápio e ver a trajetória daquele alimento até o seu prato.

4. Ensine a criança a ser responsável pelo que está cultivando

Como citado acima, ter uma horta ou cuidar de um vaso de plantinha pode facilmente fazer parte da rotina da casa. E faça com que o pequeno participe desta gostosa tarefa: seja tornando-o responsável pela rega, seja ensinando a criança a plantar, seja ao comprar uma mudinha para que ele ou ela tome conta. Além de contribuir para a consciência ecológica, o hábito desenvolve a responsabilidade.

5. Aprenda – e ensine – que não há nada de errado em reutilizar roupas e brinquedos

Sustentabilidade também tem a ver com a quantidade de bens materiais que a gente consome sem necessidade. Por isso, ‘reciclar’ roupas, acessórios, calçados e brinquedos é mais uma forma de tornar a vivência da criança mais compatível com um estilo de vida sustentável, onde não há a necessidade do “novo” a todo momento, uma vez que aquele objeto ou peça ainda tem utilidade.

girl sitting beside a teddy bear
Foto Andy Kuzma

Na prática, vale se organizar de tempos em tempos para separar roupas, sapatos e brinquedos que não servem mais e doá-los em vez de jogá-los no lixo. Antes de comprar coisas novas, certifique-se de que suas amigas, membros da família, conhecidos ou até brechós e grupos de venda online não possuem o que você precisa, já que é mais do que possível encontrar itens seminovos e usados em ótimo estado. A recirculação de peças é parte de um mundo mais sustentável e menos descartável.

Para quem é mãe de crianças com uma diferença de idade significativa, não se deve esquecer de que o pequeno sempre pode recorrer às roupas do mais velho.

6. Trate de inserir livros e filmes sobre ecologia na rotina

A dica básica para fazer com que crianças entendam melhor sobre temas socialmente relevantes é recorrer à arte, ao mostrar a elas exemplos de desenhos e filmes infantis que tenham como temas centrais histórias da natureza, respeito aos animais e conservação do meio ambiente.

Os livros são outra preciosidade, ainda mais quando o pequeno está em processo de alfabetização.

7. Invista em atividades sobre a natureza

Trazer o tema da sustentabilidade para as brincadeiras é outra forma eficaz de contribuir para uma maior consciência ecológica. As possibilidades são diversas: jogos de tabuleiro sobre ecologia, brinquedos que fazem referência à biologia e à botânica, brincadeiras ao ar livre e gincanas sobre conhecimentos gerais sobre animais e plantas, você quem escolhe.

Separamos também atividades usando flores e folhas que podem ser bem divertidas do começo ao fim, já que a brincadeira inicia ao coletar as plantinhas encontradas caídas no jardim e parques e transformá-las em obras de arte.

positive black father and daughter having breakfast
Foto Monstera

8. Repense a quantidade de carne consumida pela família

Não importa se você segue ou não o vegetarianismo, pois é sabido que reduzir o consumo de carne bovina na dieta, ainda que aos poucos, contribui para a diminuição das emissões de gases que causam o aquecimento global, já que a produção é uma das que mais liberam gás carbônico no meio ambiente.

Isso não precisa ser completamente explicado para os pequenos, basta reajustar a rotina alimentar em função de um menor consumo de carne vermelha. A dica é escolher um dia da semana em que a família toda se compromete a não consumir carne, e mudar o hábito progressivamente, se interessar.

9. Viaje para destinos onde é possível interagir com a natureza

photo of boy swinging over body of water
Foto Gerald Yambao

Passeios escolares, acampamentos, viagens com a família para o interior ou à praia, caso se viva na capital. Tudo isso ajuda crianças a terem um maior conhecimento sobre a natureza, ainda que explorar a fauna e a flora seja uma atividade que não tem fim.

Você sabia que, de acordo com um levantamento do Pinterest de 2020, os pais estão buscando maneiras divertidas de estimular o aprendizado dos filhos na prática, como por exemplo, visitar lugares em que é possível se deparar com os reflexos das mudanças climáticas, passeios de motorhome ou posadas na floresta.

São diversos os espaços e iniciativas feitas especialmente para que a criança aprenda brincando sobre biologia e ecologia, e é mais do que válido investir em um deles em prol de uma criação mais sustentável.

Por Ketlyn Araujo – Revista Bebê