O poder do vinho para a saúde

photo of person pouring wine into glass besides some cheese pairings
Foto Ray Piedra

Médica nutróloga fala sobre os benefícios do vinho, que pode proteger até contra alguns tipos de câncer

Em sua participação quinzenal no programa Sintonia Nacional, a médica nutróloga Alice Amaral falou sobre os benefícios de se consumir o vinho moderadamente. 

Evidências mostram que o vinho surgiu há 6.500 anos antes de Cristo. Segundo Dra. Alice, o termo “vinho” é citado na Bíblia aproximadamente 140 vezes. “Ainda hoje, ele tem um papel muito importante em cerimônias religiosas, como na celebração da missa católica”, informa ela.

person holding clear wine glass
Foto Cottonbro

Em quantidades moderadas, o consumo de vinho contribui para a saúde do organismo, aumentando a qualidade e o tempo de vida. Mas qual é a quantidade ideal?

“Recomenda-se uma taça pra mulheres; e duas pra homens”, ensina a especialista, mas de preferência associado à ingestão alimentar, retardando a absorção do álcool e produzindo os efeitos terapêuticos desejados.

Essas e outras dicas e informações foram compartilhadas pela nutróloga durante a conversa com Glaucia Araujo. Ela falou ainda sobre os radicais livres e a presença dos polifenóis em determinados tipos de vinhos, como principalmente o tipo tinto e seco.

Por Sintonia Nacional