Motivo de orgulho

Foto Divulgação

UEMS Dourados: Artigo de Egressa do curso de Engenharia Física concorre a prêmio internacional

O artigo “INDÚSTRIAS PRODUTORAS DE BIODIESEL: DESTINAÇÃO CORRETA AOS EFLUENTES ATRAVÉS DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L)”, resultado da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna egressa Nubia Luiza Corrêa Carvalho, orientada pela Profa. Dra. Carmem Cícera Maria da Silva, no curso de Engenharia Física da Unidade Universitária de Dourados concorre ao PRÊMIO TOP RECIMA21 – ARTIGO MAIS ACESSADO NO ANO DE 2021 – PATROCÍNIO FCU – FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY USA.

No ano de 2016, quando a Nubia Carvalho ainda era acadêmica de Engenharia Física, ela e a professora Carmem Silva, realizaram uma pesquisa focada em desenvolver uma possível metodologia para a política de produção mais limpa e redução de custos na indústria como trabalho de conclusão de curso da aluna.

A professora, com vasta experiência no ramo fabril, identificou uma grande oportunidade na produção de Biodiesel, que, para atender especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), passa por inúmeras lavagens, gerando um alto volume de água imprópria para uso e também para descarte no meio ambiente.

“Foram realizados vários testes visando a reutilização dessa água de lavagem ao efetuar a mistura com glicerina, subproduto do processo produtivo de biodiesel, aumentado assim a quantidade desse subproduto comerciável e reduzindo o impacto ambiental causado pelo efluente que seria descartado”, explica a professora Carmem Silva.

Toda a pesquisa e desenvolvimento desse trabalho na indústria, acabou despertando na aluna egressa o interesse pela indústria, de modo que sua carreira foi direcionada desde o estágio.

Ao concluir a graduação, Nubia trabalhou em multinacionais do ramo Agro, sempre envolvida nos processos produtivos e com as possíveis melhorias que são identificadas. Atualmente desempenha o papel de Especialista em Excelência Empresarial em uma fábrica sucroalcooleira em Rio Brilhante – MS, atividade que tem o objetivo principal de identificar oportunidades de melhoria no processo e reduzir desperdícios e custos, justamente, a habilidade e preocupação que começou a ser fomentada durante a realização de sua pesquisa de TCC.

“Durante o curso de Engenharia Física, tivemos algumas matérias voltadas para o conhecimento industrial e visitas técnicas em fábricas, que sempre despertaram bastante meu interesse por entender que era um conhecimento que me ajudaria a desempenhar meu trabalho um dia. Por isso, o Trabalho de Conclusão de Curso foi um divisor de águas, me ajudou muito a perceber o que é entendido como valor para uma indústria, e a tentar pensar ‘fora da caixa’ ao buscar soluções para os problemas que o cotidiano nos apresenta no processo produtivo”, destaca Núbia Luiza.

Recentemente o TCC foi transformado em artigo científico, na parceria de Nubia com a professora Carmem, e publicado na revista RECIMA21 – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR (ISSN 2675-6218). Seu tema, que está em voga nas discussões do ramo industrial, acabou despertando grande interesse por parte dos leitores da revista e dos pesquisadores do assunto, de modo que houve um grande número de visualizações e downloads do material em um curto espaço de tempo, posicionando o Artigo como forte candidato ao prêmio internacional – PRÊMIO TOP RECIMA21 – ARTIGO MAIS ACESSADO NO ANO DE 2021 – PATROCÍNIO FCU – FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY USA.

A coordenação do Curso de Engenharia Física da UEMS/Dourados, gerenciada atualmente pelos professores Dr. Paulo César de Souza e Dr. Carlos Henrique Portezani, ressalta a importância de ações integradoras cujos laços entre indústria e academia sejam estreitados, resultando em um processo formativo muito proveitoso. Portanto, o Curso de Engenharia Física da UEMS tem cumprido seu papel na formação de engenheiros cujo potencial é apto a atuar tanto na indústria quanto na academia.

Para conhecer o Artigo acesse:

https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/265

Por Comunicação UEMS