O futuro da Microsoft

Acredite, o Windows 11 vem aí

Sim, ele existe — o Windows 11, que ninguém esperava até bem pouco tempo. E sim, a Microsoft chegou a dizer que o Windows 10 seria o último Windows, mas acho que algumas mudanças de planos são simplesmente necessárias em todo negócio, certo?

O Windows 11 marca o primeiro passo da Microsoft em direção ao futuro. Ele promete se adaptar a qualquer dispositivo que você esteja usando, facilita a comunicação com outros sistemas operacionais e está, sem dúvidas, muito mais bonito. Eu mencionei que ele roda apps de Android? Sim! Dê adeus aos emuladores de terceiros.

O Windows 11 vazou na semana passada, poucos dias antes de seu lançamento na última quinta-feira (24), e dividiu opiniões: enquanto algumas pessoas se mostraram ansiosas pelo que estava por vir, outras ficaram frustradas com poucas mudanças significativas além do design.

Mas acalme o seu coração, segundo o CEO Satya Nadella, esse é só o início. O Windows 11 promete, ao menos, uma atualização anual significativa, com novos recursos, e a empresa garante que elas estão 40% mais leves, para interferir menos na rotina dos usuários.

Menu Iniciar do Windows 11

A palavra-chave aqui não é inovação, mas adaptação. A Microsoft finalmente está correndo atrás do prejuízo e aprimorando o Windows para as telas sensíveis ao toque.

Divulgação

A ideia é que o sistema ofereça boa experiência de navegação independentemente do periférico utilizado (ou da ausência de um), para que você transite entre computadores e tablets, ou mesmo utilize notebooks 2 em 1, e aproveite ao máximo o que cada formato tem a oferecer.

Painel de Configurações do Windows 11

Quanto às mudanças visuais, elas são bastante agradáveis. Eu consigo imaginar os novos painéis acrílicos do sistema projetados no ar em um futuro não tão distante — mas enquanto esse dia não chega, vamos acompanhando as mudanças sutis que marcam o rejuvenescimento da plataforma.

Divulgação

Cantos arredondados, menu Iniciar reformulado e flutuante, barra de tarefas centralizada, novas animações e ícones, e até mesmo um novo logo — sóbrio, minimalista, preparado para o futuro.

Widgets no Windows 11

Os aplicativos estão ganhando novos cabeçalhos com ícones e botões atualizados — mesmo os mais tradicionais, como Paint e o Explorador de Arquivos. Mas, como eu disse, as mudanças no Windows não são apenas visuais, no fim das contas.

Divulgação

Finalmente! A Microsoft está integrando o Teams como aplicativo de comunicação por vídeo, voz e texto de forma nativa no Windows 11. Talvez ele não seja o seu preferido entre a nova leva de apps para videochamadas, que inclui Zoom e Google Meet, mas definitivamente está na frente do Skype. Então, a mudança é bem-vinda.

A integração com o Microsoft Teams também trará um app “Chat” à barra de tarefas do Windows. Desse modo, você poderá conversar com amigos por texto em diferentes plataformas (Windows, Android e iOS), ou mesmo por SMS, caso seu contato não tenha o app instalado.

A nova Microsoft Store

Com políticas mais flexíveis para o envio de aplicativos, a Microsoft quer atrair mais desenvolvedores para que os seus programas preferidos estejam disponíveis na plataforma. Desse modo, entre outras ações, a empresa está liberando o uso de plataformas de comércio de terceiros para que recursos pagos sejam processados de forma independente, com 100% da renda revertida ao desenvolvedor.

Divulgação

Esse é um grande passo, em especial se comparamos com outras big techs, como a Apple, que taxa 30% da receita obtida em aplicativos disponíveis na App Store.

E tem mais: graças a uma parceria com a Amazon Appstore, os aplicativos de Android rodam no Windows e podem ser fixados na barra de tarefas e na área de trabalho. Imagine usar o TikTok ou o Instagram, com todos os seus recursos, diretamente do PC, de maneira prática, como quem abre um programa do Office? Isso será possível.

Melhorias para jogos

Por fim, a Microsoft também está melhorando a experiência para jogos no Windows. A empresa promete entregar gráficos “de tirar o fôlego” como o DirectX 12 Ultimate, e vai carregar tudo mais rápido com o DirectStorage. Além disso, com o HDR automático, será possível ter uma experiência visual mais rica. O Xbox Game Pass também chega ao Windows por meio do Xbox app.

Divulgação

Como vai ser a performance de tudo isso? Bem, isso teremos que esperar para ver.

Mas não por muito tempo: o Windows 11 será liberado a usuários do Windows 10 como uma atualização gratuita a partir do final de 2021. Você pode conferir se o seu PC é compatível com um aplicativo da empresa, disponível neste link.

Por Ana Marques – Revista Seleções