Aproveite para melhorar seu currículo

10 sites com cursos gratuitos para você se aprimorar sem gastar nada

Já imaginou aprender algo novo ou se especializar mais sobre algum assunto sem pagar nada por isso e, melhor, adquirir este conhecimento dentro de casa? Parece até bom demais para ser verdade, mas o Finanças e Empreendedorismo está aqui hoje para mostrar que é real sim! 
Estamos em meio à pandemia, momento em que o isolamento e distanciamento social são extremamente necessários para diminuirmos a propagação da Covid-19. Contudo, para aqueles que estão em busca de aprimorar o currículo e possuem um celular, tablet ou computador com conexão à internet, este período também pode ser aproveitado para a realização de cursos online, os quais trarão novos conhecimentos e de forma gratuita.
Vamos dar uma olhadinha nos 10 sites que separamos para vocês?

young lady typing on keyboard of laptop in living room
Foto Vlada Karpovich
  1. Fundação Bradesco
    A Escola Virtual, da Fundação Bradesco, existe desde 2001 e é um portal de ensino eletrônico dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% online em diferentes áreas, tais como Administração, Contabilidade e Finanças, Tecnologia, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Educação. É importante pontuar que boa parte dos cursos possuem certificação.
  2. Sebrae
    Com temáticas mais voltadas ao universo do empreendedorismo, o Sebrae disponibiliza diversos cursos online gratuitos, de longa ou curta duração. As opções de cursos vão desde “Contador Parceiro: construindo o sucesso”, com duração de 80h, até “Socorro! Eu não tenho a menor ideia do que eu quero para a minha vida”, com duração de 9h. Vale muito a pena dar uma olhadinha em todas as opções! 
  3. Rock University
    A Rock University, braço da Rock Content, oferece cursos gratuitos voltados especialmente para a área de Marketing Digital. Em seu site a plataforma oferece cursos gratuitos, com certificação digital, e também outras opções de cursos pagos. Para quem é da área do Marketing ou gostaria de saber mais sobre, tá aí uma excelente oportunidade para aprender sobre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e WordPress de graça!
  4. FGV
    Eu imagino que a FGV dispensa apresentações – tanto para vocês, como para os seus futuros recrutadores. A Fundação é tradicionalíssima e conhecida em todo país, então não marca bobeira e corre já dar uma olhada na lista de cursos que a Fundação oferece para a comunidade de forma gratuita. São cursos de curta duração e das mais diversas áreas.
  5. EV.G (Escola Virtual do Governo)
    A Escola Virtual do Governo é uma plataforma federal organizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) que traz cursos online e gratuitos de várias áreas de conhecimento, visando o desenvolvimento da administração pública e da sociedade. Auditoria e Controle, Dados, Informação e Conhecimento, Educação e Docência, Gestão de Pessoas e Orçamento e Finanças são algumas das áreas de conhecimento disponibilizadas pela plataforma.
  6. Eleve
    A Eleve é uma plataforma ligada à Câmara dos Deputados, contudo, apesar de possuir alguns cursos voltados para os servidores públicos, também possui opções para a sociedade em geral – e com certificado! Por lá você vai encontrar cursos de Administração do Tempo, Educação Financeira, Gestão de Projetos e outros. 
  7. Eskada
    Criada pela Universidade Estadual do Maranhão, a Eskada traz diversas opções de cursos gratuitos abertos à comunidade. A plataforma oferece conhecimentos nas áreas de Física, Educação Ambiental, Idiomas, Alimentos e também traz muitos conteúdos voltados para a área da Educação e docência.
  8. Pocket Live ESPM
    Aqueles que estão em busca de cursos/aulas bem rapidinhos e por webconferência, o Pocket Live da ESPM são excelentes opções! As webconferências possuem duração de cerca de 2h e os novos temas e assuntos a serem abordados estão sempre disponíveis no site da ESPM (opção Educação a Distância > Pocket Live). Vale muuuito a pena ficar de olho, hein.
  9. B3 Educação
    A B3, Bolsa de Valores oficial do Brasil, oferece, através da B3 Educação, uma série de cursos gratuitos voltados para a área de finanças, investimentos e mercado. Nem todos os cursos possuem certificado, mas ainda assim, a qualidade dos conteúdos promete ser bem enriquecedora.
  10. Google – Atelier Digital
    Por último, mas ainda MUITO importante, temos a plataforma Atelier Digital, de ninguém mais, ninguém menos que: Google. A plataforma oferece cursos gratuitos nas categorias Marketing Digital, Desenvolvimento de carreira e Dados e tecnologia. Ao acessar o site, o usuário poderá ainda optar por diversas subcategorias, como com relação à dificuldade do curso (iniciante, intermediário ou avançado) e também à certificação gratuita ou paga.

Por Finanças e Empreendedorismo