Campus da UEMS para as Moreninhas

joyful diverse students giving high five in park
Foto Zen Chung

Governo prepara implantação de unidade para atender alunos da região

“É um poder de transformação. Parece um gesto pequeno, mas traduz a força do ensino na trajetória pessoal. Em pouco tempo, o Governo do Estado entregou a sede da UEMS, priorizando a qualidade e de forma totalmente estruturada em Campo Grande e agora estamos aqui no Moreninhas para inaugurar esta nova estrutura e aproximar o acesso ao ensino superior aos moradores deste bairro”. A afirmação é do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, durante visita técnica à Escola Estadual Waldemir Barros da Silva para apresentação da infraestrutura da instituição visando utilizá-la como polo do Campus II da UEMS, no contra turno das aulas (no período noturno).

Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, durante visita à E. E. Waldemir Barros da Silva. Foto Guilherme Pimentel

Para Riedel, a ação representa a descentralização da educação de qualidade e que este é o caminho transformador para a sociedade. “Este é o pilar do desenvolvimento. Trazer uma sede da UEMS para as Moreninhas é mostrar aos jovens desta comunidade que é possível sonhar e realizar através do ensino superior, conseguir uma profissão e crescer. O crescimento individual é o crescimento do Estado”.

O reitor da UEMS (Universidade do Estado de MS), Laércio Alves de Carvalho, destacou que a medida é também um estímulo a todos os integrantes da instituição. “Estamos falando com o coração. É muito importante o apoio do Governo do Estado a este projeto. Vamos lutar para o quanto antes realizar este sonho”, ressaltou.

O reitor da UEMS, Prof. Laercio Carvalho. Foto Chico Ribeiro

A ida da UEMS à escola estadual foi comemorada pela secretária Cecilia Motta: “Fiquei feliz de saber que a UEMS vai ofertar cursos com rotatividade aqui na região das moreninhas. Chega um momento que o mercado exige isso. A gente sabe que só se alcança um objetivo tão grande como esse, quando conseguimos dividir compromissos, responsabilidades, e aí sim a gente consegue ter um avanço, uma melhoria na qualidade de vida”, ressaltou.

A secretária de Educação reforçou ainda que a iniciativa vai beneficiar toda a região. “Os estudantes daqui não terão mais que se deslocar para tão longe a fim de terminar os estudos. É uma região que já conta com a oferta da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Médio Integral, Profissional e o que estava faltando para a região era uma universidade. Quero agradecer muito ao reitor da UEMS, professor Laércio, e também ao governador Reinaldo, por essa possibilidade nessa região da cidade”.

Estiverem presentes na vista técnica, os deputados federais, Beto Pereira e Dagoberto Nogueira, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMS, Luciana Ferreira, e os vereadores Juari Lopes, Zé da Farmácia e Marcos Tabosa.  A iniciativa atende ao pedido de acadêmicos das Moreninhas que reclamam das dificuldades em frequentar as aulas no campus da UEMS (saída para Rochedo) devido à distância.

A escola indicada pela SED foi a EE Waldemir Barros da Silva, uma das primeiras unidades da Rede Estadual de Ensino (REE) a fazer parte do programa Escola da Autoria, que trabalha com a oferta do Ensino em Tempo Integral, ainda em 2016. Neste ano de 2021, a escola – reformada por completo em 2018 – é responsável por atender mais de 330 estudantes matriculados no Ensino Médio Integral, Cursos de Qualificação e Cursos Integrados ao Médio.

De acordo com a UEMS a iniciativa não implica na contratação de novos professores e será realizado um estudo com a comunidade escolar para conhecer a demanda e avaliar quais cursos podem ser oferecidos no local (por módulos).

Por Ana Brito (Seinfra) e Vinícius Espíndola (SED) – GOV MS