Tire dúvidas sobre a vacina contra a covid-19

Confira aqui cinco perguntas frequentes sobra a vacinas disponíveis

O Estado de São Paulo já aplicou mais de 31 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desde o início da campanha. Segundo dados do vacinômetro desta segunda-feira (dia 19), 17,9% da população conta com o esquema vacinal completo. Dúvidas, contudo, ainda são frequentes quando a hora de arregaçar as mangas para receber o tão aguardado imunizante chega.

Pessoas que já tiveram covid-19 podem ser imunizadas?

Sim. Vale ressaltar, porém, que quem teve a doença precisa esperar um mês para receber a vacina. A contagem vale a partir do primeiro dia de sintoma ou, em casos assintomáticos, após o resultado positivo do exame RT-PCR.

Divulgação PMCG

Pessoas vacinadas ainda podem transmitir o vírus?

Sim. Mesmo imunizada, uma pessoa pode ser infectada e disseminar a doença. Dessa forma, mesmo quem já estiver vacinado deve seguir com o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social

O que acontece se eu esquecer a data de retorno para a segunda dose? Posso tomá-la depois?

Sim. O recomendado é seguir o intervalo estipulado pelos fabricantes, mas quem perdeu o prazo deve ir a um posto de saúde com o cartão da vacina que comprova a primeira aplicação e pedir a segunda.

O senhor Grimaldo de Almeida, de 98 anos, já recebeu as duas doses. Foto Arquivo pessoal

Quais são as reações adversas?

Toda vacina pode causar reações adversas. As mais comuns são vermelhidão e inchaço no local da aplicação, tontura, fadiga, dor de cabeça e muscular, calafrios, febre, dores nas articulações e diarreia.

As vacinas disponíveis protegem contra todas as variantes?

Os imunizantes têm mostrado bons resultados frente às novas variáveis. A equipe responsável pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde acompanha pesquisas para verificar a eficácia contra as novas cepas.

Por Metro