A Touca e seu Contrato Social

Hoje ganhei uma touca, estou feliz e com a cabeça quente, apesar de estar bem calmo.

Para o bem da convivência coletiva e harmonia privada, baixarei um contrato social para regulamentar as novas relações com a touca nova.

Seguem-se as novas normativas, conforme parágrafos abaixo:

1°- Agora podem me tocar, o frio, o vento gelado, que estarei com minha segurança garantida. Ah, também podem me tocar as suas mãos macias…

2°- Agora as palavras permanecerão aquecidas, mesmo depois de saírem frescas do forno da minha mente.

3°- A touca é da cor preta, mas também é minha.

4°- Por ser preta a minha touca, e como escura são as noites frias, acredito que seja um disfarce perfeito para ela me manter aquecido sem contrariar ninguém.

5°- Essa touca é tão perfeitamente negra que, às vezes, tenho a impressão de ouvir o soar de tambores da minha mãe África.

6°- Sou negro por descender de negros, mas meu fenótipo não lembra negro. Com minha touca preta, aproximo-me de meus antepassados, sou agora, quase completamente, um africano contemporâneo.

7°- Depois dessa touca nada sai de minha cabeça sem passar por ela, sem lhe dar, como os educados, bom dia, boa tarde e boa noite.

8°- Com minha touca na cabeça, nenhuma lembrança retorna sem cumprimentá-la. Afinal, não podemos perder a civilidade.

9°- Nenhum esquecimento poderá considerar-se sério sem deixar vestígios ou rastros nela.

10°- Ela, a touca que ganhei de presente, já é quase um membro do meu corpo. O que me preocupa é a intriga que ela suscitou em meu âmbito… foi com minha auréola de santidade, que queria exclusividade sobre mim. Mas logo, logo, ela se acostuma.

11°- Todos os pensamentos que saírem de minha cabeça terão que lhe dar um tchau, para não parecerem antipáticos.

12°- Nem os pensamentos mais apressados estão isentos de uma rápida pausa para a cortesia de cumprimentá-la.
Bons modos também se aplicam aos apressados.

13°- Todo raciocínio lógico, gestado na minha mente, por mais sisudo que seja, terá obrigatoriamente, de dar três beijinhos nas bordas de minha touca. Independente de gostarem do tecido ou não. Afinal, ninguém vive sem gentilezas e carinhos.

14°- O sereno, que, por acaso, houver nas noites e nas madrugadas, não poderá tocar-me, como sempre teve a liberdade de fazer, umedecendo meus cabelos e gelando minhas orelhas. Poderá, no máximo, me dar um aperto de mãos e um leve beijo em minhas bochechas.
Na boca, só aceito os beijos da mulher que me ame.

15°- A touca também terá grandes e graves responsabilidades nessa sua nova função, entre as quais, a de modelar meu rosto. Só espero que não saliente muito o meu nariz adunco e aparecido. Também espero que a touca não me contradiga, pois não tenho vocação para Pinóquio.

16°- Também não a quero protegendo minhas eventuais caspas; elas já me pesam à beça e já me dão muito trabalho. Gostam de passear nuas pelos meus ombros fora de hora. É cada vexame…

17°- Ela terá, sim, algumas liberdades. Poderá cultivar amizade com minhas orelhas gêmeas. Sei que trocarão ternuras e afagos.

18° – Minha touca e minhas orelhas gêmeas se darão bem. As gêmeas são de pouco falar, gostam mesmo é de ouvir, de ouvir, como os sábios, um discreto roçar… Na maioria das vezes, será uma amizade preenchida por retumbantes silêncios…

19°- Os fantasmas horripilantes que, porventura, saiam do submundo de minha alma, terão necessariamente, que pedir licença, para transitarem por nossa absurda realidade.

20°- Quando retornarem terão que dizer, de maneira afável e gratos, um muito obrigado, antes de descerem as escadas escuras da alma. Afinal, temos que ser gratos à vida e aos seus intermediários…

21°- Todos os sonhos que desejam ser realizados, terão que acenar com mãos livres e com um sorriso na face, antes de ganharem o mundo. Ser otimista e grato já é meio caminho andado.

22°- As tristezas, ao emergirem do limbo da alma, serão, prontamente, pela touca consoladas. Afinal, ela foi dada com tanto amor, que com amor viverá, compartilhará, portanto, doses generosas desse mesmo amor.

23°- Àquele que com touca amar, independente de que cor a touca seja, com touca amado será!

24°- Nunca se dirá que com touca o mal fará, porque com touca o mesmo mal lhe atravessará.

Inciso único: Agora é lei, cumpra-se!

Abilio Borges