Plano para salvar o planeta

Foto Canva Studio

União Europeia cria plano para reduzir emissão de carbono e combater mudanças climáticas

A União Europeia, bloco formado por 27 países, lançou um plano para diminuir a emissão de carbono e combater as mudanças climáticas. A proposta é “descarbonizar” a economia do bloco com medidas que atingem o bolso dos moradores e de empresas.

O pacote anunciado por Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, quer reduzir em 55%, até 2030, a emissão de carbono. Para isso, foram colocadas 12 medidas para cumprir a meta.

Os pontos principais do pacote são: O fim da venda de automóveis movidos a gasolina e a diesel, incentivo à produção de veículos elétricos, criação de impostos para combustíveis utilizados em aviões e no transporte marítimo, e principalmente, uma nova taxa para empresas estrangeiras que exportam produtos para o bloco, como concreto e aço. Segundo Ursula, a emissão de carbono precisa ter um preço para produtores e consumidores, para escolherem tecnologias limpas.

Um terço do próximo orçamento do bloco vai ser para apoiar projetos sustentáveis, serão cerca de 500 bilhões de euros. Além disso, um fundo climático será criado para combater a pobreza energética e cobrir despesas de pessoas e pequenos comércios em vulnerabilidade.

Por TV Cultura