63% de queda de casos de Covid-19 em MS

Foto Divulgação

Índice é resultado do impacto da vacinação nas cidades de fronteira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, divulga a primeira parcial sobre a vacinação realizada nos 13 municípios que compõem a região de fronteira em Mato Grosso do Sul. Em 10 dias de realização, período de 2 a 22 de julho, os dados apresentaram redução de casos novos confirmados nestes municípios em comparação com os demais municípios que não participaram do estudo. Ao todo, 94.215 pessoas da região de fronteira foram imunizadas com a vacina da Janssen.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul se torna exemplo para todo o país e será o primeiro estado a sair desta pandemia. “Nós conseguimos esse feito histórico. Esse processo de imunização nos 13 municípios foi extremamente importante para nós. Os municípios compõem a região de fronteira de nosso Estado e criamos esse cinturão sanitário. Acredito que é a maior conquista que nós tivemos até o momento, neste enfrentamento à Covid-19”.

O levantamento realizado pela SES revela que houve uma diminuição considerável nos indicadores de transmissão e óbitos por Covid-19, sentida nas últimas semanas do mês de julho, nos 13 municípios contemplados pelo estudo: Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

O desempenho positivo constatado no levantamento leva em consideração, que o Estado já havia iniciado a vacinação com imunizantes de outros laboratórios nos 79 municípios e o estudo foi um complemento ao esquema vacinal nos municípios de fronteira.

Em um comparativo de casos confirmados por Covid-19 nos municípios de fronteira referente a 30 dias, o levantamento aponta que houve uma redução de 63,3% nos casos confirmados nos municípios de fronteira enquanto nos demais municípios, o índice foi de 46,6%. Quanto ao total de óbitos também em comparação a 30 dias, a variação ocorre entre 50% a 90% de queda.

Portanto, houve uma diminuição na incidência de casos e mortalidade já sentida na 28ª semana epidemiológica neste cinturão sanitário. O levantamento pontua que até o dia 22 de julho, ainda não havia completado o período de 14 dias de resposta imunológica dos vacinados pela Janssen nestes municípios.

Na avaliação de Geraldo Resende, os resultados deste cinturão sanitário diminuirão sensivelmente os riscos de novos casos e já traz impacto positivo na situação epidemiológica no Estado. “Essa barreira vai reduzir a circulação de variantes e contribuir para a redução de outros índices epidemiológico como a taxa de ocupação de leitos hospitalares e óbitos”.

Classificação de risco do Prosseguir

O impacto da vacinação também provocou reflexos na classificação de risco do Prosseguir. O levantamento realizado pela SES – como já mencionado, apresentando redução nos indicadores. Um ponto destacado pela parcial revela quanto a importância da realização das medidas mais restritivas que contribuíram ainda mais para a queda dos índices.

Assim, considerando a 28ª semana epidemiológica dos municípios e o Prosseguir, dos 13 municípios de fronteira: sete apresentaram risco moderado, sendo Bela Vista, Coronel Sapucaia, Japorã, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas. Destes, quatro regrediram no embandeiramento saindo da bandeira vermelha para a laranja sendo Coronel Sapucaia, Japorã, Ponta Porã e Sete Quedas.

Os outros seis progrediram na classificação do embandeiramento sendo Antônio João, Aral Moreira, Caracol, Corumbá, Ladário e Mundo Novo. Destes, três municípios saíram do laranja e foram para a bandeira vermelha sendo Corumbá, Ladário e Mundo Novo e os outros três já estavam em bandeira vermelha e permaneceram sendo Antônio João, Aral Moreira e Caracol.

O levantamento ressalta que o Prosseguir leva em consideração seis critérios de avaliação e apesar de todos os municípios terem apresentado resultados satisfatórios quanto a vacinação, outros indicadores contribuíram a classificação de risco destes municípios.

Por Rodson Lima/SES – GOV MS