Onde há fumaça…

Foto Corpo de Bombeiros MS

Impacto das Queimadas nas Obras e Operações

O inverno no Hemisfério Sul é a época do ano onde diversas regiões do Brasil sofrem com a ocorrência das queimadas e isso acontece por dois principais motivos. Primeiramente, pela ação humana, devido a uma prática primitiva de agricultura, que para limpar um terreno e expandir uma área de pastagem, coloca-se fogo. Muitas vezes esse fogo acaba saindo do controle e se espalhando, devido ao vento ou pelo próprio desmatamento desenfreado. O segundo motivo é pela ocorrência natural das próprias queimadas, que podem ser causadas por descargas atmosféricas (raios) ou pelo tempo quente e seco da região.

Como podemos detectar os focos de queimadas?

As queimadas podem ser detectadas através das imagens de satélite, que capta a radiação térmica emitida pelo fogo. Esse fogo emite ondas eletromagnéticas que são registradas pelos sensores e instrumentos instalados no satélite.

Na plataforma SMAC da Climatempo são disponibilizados diferentes tipos de imagens de satélites, tornando possível identificar de forma mais precisa os focos de queimadas. Com a utilização dos satélites GOES-R, NOAA-20, S-NPP, Aqua e Terra há um aumento na resolução espacial e temporal das informações, facilitando o registro do início da queimada e possibilitando o alerta aos clientes.

Algumas queimadas são criminosas e outras surgem por conta de fatores climáticos Foto Divulgação

Mas quais são as consequências das queimadas?

As queimadas são fenômenos prejudiciais para o meio ambiente e para os seres vivos que o habitam. Os biomas atingidos por elas são seriamente afetados, pois ocasionam a mortalidade de animais, destruição de florestas e diminuição dos recursos hídricos. A fumaça liberada pelos focos de queimadas impacta diversos setores da sociedade, como rodovias e aeroportos, diminuindo a visibilidade, afetando a qualidade do ar, causando desconforto e doenças respiratórias.

Como as queimadas afetam o setor de mineração e construção?

Esses setores possuem diversas obras e operações que ocorrem a céu aberto, que dependem de boas condições de tempo para seu pleno funcionamento e segurança. Essas atividades, quando próximas a uma vegetação exposta ao risco de queimadas, podem deixar seus colaboradores suscetíveis aos seus danos. A inalação do material particulado pode provocar sérios problemas respiratórios aos funcionários e a fuligem das queimadas afeta o funcionamento dos equipamentos que podem ser paralisados ou atingidos pelo fogo, pois os focos costumam se alastrar facilmente. Além do risco a saúde dos operadores e o impacto ao meio ambiente, é afetada a logística da operação, colocando em risco os ativos da empresa.

Como evitar as queimadas?

PMA fiscaliza propriedades na região em busca de focos de queimadas. Foto Sílvio de Andrade

Existem leis ambientais e algumas penalidades para as pessoas e empresas que provocam incêndios. Porém, devido a vasta área florestal do Brasil é difícil ter o controle de todo o território, dificultando a penalização destes criminosos. Em relação as medidas preventivas, a população em geral deve se atentar aos cuidados no dia a dia, como não queimar lixo, não fazer fogueiras e não descartar bitucas de cigarro próximo a pastagens ou vegetação rasteira.

As empresas que possuem atividades em áreas favoráveis a ocorrências de queimadas precisam ter um plano de contingência e/ou evacuação para emergências. Atualmente, há plataformas de monitoramento e alertas, como o SMAC, onde os colaboradores podem ser alertados em diferentes situações de risco, como chuva, vento, raios e as queimadas. O principal objetivo deste serviço é aumentar a segurança e otimizar a operação, além de contribuir para um melhor planejamento das empresas destes setores.

Empresas com responsabilidade social utilizam as plataformas de monitoramento de risco meteorológico, para minimizar o impacto em suas operações e nas comunidades vizinhas, compartilhando informações com a Defesa Civil, Prefeitura e grupos locais.

Por

Camila Brasiliense|Head do Setor de Construção e Mineração

Anderson Costa|Analista Comercial

Jéssica Mendes|Meteorologista e Analista Comercial

Robson Miranda|Meteorologista e Analista Comercial.

Fonte Climatempo