Plano de crescimento

Prefeito Marcos Trad apresenta o Plano de gestão para Campo Grande. Foto PMCG

Prefeitura lança plano municipal de gestão estratégica por resultados

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), apresentou nesta segunda-feira (30), o Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultados -Plano Gestar, uma ferramenta do Programa de Gestão por Resultados Estratégicos Sociais e Operacionais, o Progresso.

A iniciativa, inédita da administração, vai garantir mais eficiência, celeridade e economia aos cofres público, auxiliando no desenvolvimento, acompanhamento e avaliação das ações executadas pelas unidades municipais.

“Hoje é um marco da nossa gestão, é um processo de amadurecimento. Essa construção nos últimos quatro anos permitiu formar uma equipe que acredito, é muito competente. Começamos a trabalhar, desde fevereiro deste ano e criamos uma estrutura permanente dentro da estrutura administrativa da Prefeitura, de planejamento. E planejamento é fundamental para que a gente consiga gastar menos, ter equipes mais comprometidas e, principalmente, fazer mais entregas para a população”, afirma a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin.

Catiana ainda lembra que o Plano foi depurado e conversado com cada um dos secretários, onde foi elencada cada meta prometida durante a campanha. “Fomos nas casas de cada cidadão de Campo Grande, prometer aquilo que gostaríamos de fazer. Tivemos uma receptividade em todas as unidades gestoras e conseguimos construir, para cada meta, todas as atividades envolvidas e vamos conseguir mensurar um indicador de desempenho”, explica.

Para o prefeito, Marquinhos Trad, a formalidade vai bem além de uma assinatura. “Há um compromisso moral com a consciência e o profissionalismo de cada um de vocês. Vocês vão sair daqui com uma responsabilidade muito grande, porque o grau de confiabilidade do campo-grandense em nós é de quase 80%. O ser humano precisa de qualidade de vida e isso nós podemos dar, fazendo as coisas certas, nos momentos certos”.

Na solenidade de entrega do Plano, secretários e adjuntos assinaram um Termo de Compromisso, referente ao cumprimento das metas apontadas. Essa proximidade e cumplicidade com o cidadão também foi destacada pelo chefe de Gabinete, Alex Gonçalves. “Estivemos nas sete regiões de Campo Grande levando nossas propostas, demonstrando que nossa gestão é diferente, onde a principal característica é trabalhar com o coração. Esse compromisso nós fazemos como cidadãos que querem o bem-estar das outras pessoas”.

O Plano Municipal é focado nas quatro marcas do governo: Campo Grande mais Desenvolvida e Sustentável; Mais Humana e Cidadã; Mais Segura e Inteligente, e atende todos os setores: saúde, educação, infraestrutura, cultura, segurança, social, tecnologia, com projetos estratégicos para o crescimento da capital.

A primeira-dama e presidente do Comitê Gestor do Fundo de Apoio à Comunidade, Tatiana Trad ressaltou que tudo que a administração se comprometeu a fazer, pode ser cumprido. “Agora é hora de colocar tudo isso em prática, de uma maneira planejada, organizada. Campo Grande só tem a ganhar, é um grande salto, a gente não vê isso em gestão pública, planejamento, metas, indicadores, ainda vamos colher muitos frutos”.

Luciano Martins, diretor da Funsat, também esteve presente à solenidade. Foto PMCG

Em reuniões com representantes de cada pasta, foram definidas metas que vão receber atenção ainda mais especial da Prefeitura, os Projetos Operacionais Estratégicos, somando 167 POP´s. O acompanhamento das metas será feito pela Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos.

“Esse planejamento não é só para esse tempo, para essa gestão, mas para dar continuidade a tudo o que estamos propondo. É para que os próximos gestores peguem essa cidade com o caminho pronto para prosseguir, porque o sucesso de todo o serviço público é a continuidade”, salienta a vice-prefeita, Adriane Lopes.

O Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultados também vai incorporar as ações previstas no Modelo de Excelência em Gestão (Meg-Tr), estabelecido pelo Ministério da Economia e que consiste na sensibilização dos gestores, capacitação e orientação técnica, constituição do Comitê de Governança e Gestão, aplicação de dinâmica para autoavaliação, priorização de oportunidades e definição do Plano de Melhorias Priorizadas.

Por Prefeitura de Campo Grande