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Quer ganhar massa muscular? Não cometa esses erros

5 erros que travam a evolução na academia

Ganhar massa muscular, junto com queimar gordura corporal, são as principais buscas dos praticantes de atividades físicas. São fatores que, certamente, também contribuem para melhorar a autoestima, aumentar a qualidade de vida e promover o bem-estar. Mesmo para quem está acima do peso, buscar a hipertrofia muscular pode ser muito interessante, já que a massa magra consome mais calorias do que a massa gorda. Porém, alguns erros costumam ser fatais na busca por mais músculos.

“Para a prática esportiva e realização de nossas atividades diárias, uma boa musculatura nos garante um melhor rendimento. A sua manutenção ou aumento deve-se a uma combinação de boa nutrição e prática regular de atividade física. Logo, não adianta fazer exercício regular e não se alimentar adequadamente e vice-versa”, explica a médica nutróloga, Dra. Andrea Pereira.

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Foto The Lazy Artist Gallery

Portanto, se você quer ganhar massa muscular é necessário ter atenção e ser constante com três itens: treino, dieta e descanso. Na academia, a dica é procurar um instrutor que te auxilie a montar um treino eficaz, de acordo com suas individualidades. Mas, a regra geral é apostar em intensidade e regularidade. Fora da academia, é importante ter uma alimentação adequada para atingir os seus objetivos. E, por fim, ter boas noites de sono vão garantir um bom desenvolvimento muscular.

O treino é o estímulo, a dieta o combustível e o sono a regeneração dos tecidos, deixando-os mais fortes para o próximo desafio. Esse é o básico para ganhar massa muscular, mas alguns detalhes, quando esquecidos, podem sabotar os seus objetivos e travar o desenvolvimento na academia. Em seu canal no YouTube, o químico, educador físico e atleta profissional IFBB, Renato Cariani, elencou os cinco maiores vilões do ganho de massa muscular. Confira:

1. Usar gelo nos músculos

Usar gelo em regiões doloridas é uma prática muito comum e eficaz para reduzir a dor em áreas lesionadas, já que, em contato com a pele, ele diminui processos inflamatórios. Porém, de acordo com Cariani, o treino de musculação provoca pequenas inflamações nos músculos e é isso que gera a regeneração mais forte da musculatura. Colocar gelo em articulações, como joelhos, cotovelos e ombros, é uma ótima maneira de combater as dores. Porém, usá-los diretamente na musculatura que foi treinada pode atrapalhar quem quer ganhar massa muscular.

“O problema é que esse processo inflamatório é que vai gerar a hipertrofia. Durante a noite, hormônios e o substrato energético vão pegar essas fibras que estão machucadas e transformá-las em fibras mais fortes. Você coloca gelo, quando chegar a noite essas fibras já estão mais tratadas. Elas não precisam mais de tanta hipertrofia”, explica o especialista.

2. Tomar medicamentos anti-inflamatórios

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Foto Jeshoots.com

Se não houver nenhuma prescrição médica para o uso de medicamentos, nada de tomar aquele comprimido para dor quando estiver com a musculatura dolorida. O raciocínio é o mesmo do gelo. Quebrar o processo inflamatório gerado pela musculação diminui a hipertrofia e impede o indivíduo de ganhar massa muscular. “No momento em que você toma um relaxante muscular, um analgésico, um anti-inflamatório, você reduziu o processo inflamatório. Você descartou todo aquele seu esforço para micro lesionar a fibra no treino”, conta Cariani.

3. Bebidas alcoólicas

Segundo o químico, o álcool é uma substância catabólica – que promove perda de massa magra. Quando consumido sem controle, ele desidrata e destrói as fibras musculares. Por isso, para quem gosta de tomar uma cervejinha ou um vinho, é preciso moderação.

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Foto Ketut Subiyanto

Mesmo que seja apenas no final de semana, beber grandes quantidades de álcool podem te impedir de ganhar massa muscular. “A ingestão de álcool, principalmente quando excessiva, converte-se em uma substância chamada acetaldeído. Essa substância é tóxica. O seu fígado tem muita dificuldade de eliminar acetaldeído do corpo. Ele compromete a absorção de vitaminas e nutrientes. Logo, você fica todo intoxicado”, explica Cariani.

4. Dietas agressivas

É muito comum que pessoas acima do peso queiram perder gordura o mais rápido possível. Para isso, costumam apostar em dietas rígidas, sem gordura, sem carboidrato. De fato, comer pouco e cortar nutrientes da alimentação promoverá a perda de peso. O organismo vai queimar gordura, mas também vai queimar músculos, deixando o indivíduo com um aspecto não muito saudável. Por isso, é importante procurar ajuda de um nutricionista para calcular corretamente a dieta e fornecer uma alimentação equilibrada para o seu corpo.

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Foto Liliana Drew

5. Deshidratação

A maior parte do nosso corpo é formada por água e, com os músculos, não é diferente. No entanto, muitas pessoas que querem ganhar massa muscular esquecem de beber água. Levar uma garrafinha consigo para todos os lugares é fundamental não somente para a hipertrofia, como para a saúde geral e o bom funcionamento do organismo.

Por Sport Life Brasil

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